Apresentação
21 Setembro 2017, 17:00 • Maria Gabriela Ardisson Pereira de Matos
Sintaxe: Aspetos Centrais da Teoria Sintática
1. Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Pretende-se que os estudantes: 1) desenvolvam o conhecimento dos aspectos centrais da Teoria Sintáctica (forma da gramática, operações sintáticas, interfaces da sintaxe com outros subsistemas gramaticais; formas de conceber a tensão entre propriedades universais e particulares); 2) tomem contacto com e treinem o estilo de argumentação que caracteriza a investigação actual em Sintaxe; 3) reinvistam os conhecimentos e competências envolvidos em 1 e 2 na compreensão de literatura da especialidade; 4) reinvistam os conhecimentos e competências envolvidos em 1, 2 e 3 na resolução de problemas suscitados por dados novos.
2. Conteúdos programáticos
Docente: Gabriela Matos
Conteúdos:
Pondo a tónica nas interações entre teoria, análise e dados, o seminário abordará os aspetos teóricos referidos em (i), através da consideração de dados que privilegiarão os fenómenos mencionados em (ii):
(i) Traços formais e verificação; constituência e papéis temáticos; c-comando e distribuição das categorias nominais; categorias funcionais; condições sobre as operações Compor, Concordar e Mover.
(ii) Estrutura lexical e funcional da frase afirmativa e negativa; frases complexas; sujeitos omitidos e realizados; construções-Q.
Serão considerados dados do português europeu, de variedades não europeias do português, de línguas românicas, do inglês, e, eventualmente, de outras línguas.
Nota:
Os estudantes inscritos devem ter obtido aprovação em pelo menos uma unidade curricular de sintaxe.
3. Metodologias de ensino
Serão feitas apresentações do conteúdo programático indicado em (i), de modo a permitir que os estudantes prossigam autonomamente na leitura da bibliografia indicada. Estas apresentações serão acompanhadas de actividades de resolução de problemas, que obrigarão os estudantes a mobilizar conceitos teóricos e técnicas de argumentação ou a chegarem por si à formulação de novas hipóteses de resolução dos dados observados
4. Avaliação
A avaliação baseia-se numa ficha/resolução de problemas sobre a matéria, apresentados por escrito (40%) e num trabalho de pesquisa, tutorialmente acompanhado, apresentada por escrito e discutido oralmente (60%).
4. Bibliografia
4.1. Sobre o quadro teórico
Adger, David. 2003. Core Syntax. A Minimalist Approach. Oxford: OUP.
Carnie, Andrew 2013. Syntax – A generative Introduction. 3rd. edition. Oxford: West Sussex/ Oxford/Malden, Ma: Willey-Blackwell
Chomsky, Noam. 2008. On Phases. In Freidin, Robert; Carlos Otero; Maria Luísa Zubizarreta (eds.) Foundational Issues in Linguistic Theory-Essays in Honor of Jean-Roger Vergnaud. Cambridge, Mas: the MIT Press.
Chomsky, Noam. 2013. Problems of projection. Lingua, 130: 33-49
Larson, Richard; Viviane Déprez; Hiroko Yamakido. 2010. The Evolution of Human Language – Biolinguistic Perspectives. Cambridge: CUP, Introduction, caps 1 e 2.
Everaert, Martin; Henk van Riesdijk (eds.). 2006. The Blackwell Companion to Syntax. Malen, MA/Oxford/Victoria: Blackwell.
Haegeman, Lilian. 2006. Thinking Syntactically. Londres: Blackwell.
4.2. Gramáticas descritivas de referência:
Bosque, Ignacio; Violeta Demonte. 1999. Gramática Descriptiva de la Lengua Española. Madrid: Espasa.
Huddleston, Rodney & Geoffrey Pullum (eds.), 2002. The Cambridge Grammar of English, Cambridge: Cambridge University Press.
Mateus, Maria Helena; Ana Maria Brito; Inês Duarte; Isabel Faria; Sónia Frota; Gabriela Matos; Fátima Oliveira; Marina Vigário; Alina Villalva. 2003. Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Editorial Caminho.
Quirk, Randolph; Sidney Greenbaum; Geoffrey Leech; Jan Svartvik. 1985. A Compreensive Grammar of the English Language. Longman.
Raposo, Eduardo; Mª Fernanda Nascimento; Mª Antónia Mota; Luísa Segura; Amália Mendes (eds.), 2013. Gramática do Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, vol. I e II.