Unidade Curricular | Course Unit |
Sintaxe: Aspetos Centrais da Teoria Sintática |
Código da Unidade Curricular | Course ID |
811815 |
Créditos ECTS | ECTS Credits |
12 |
Ciclo de Estudos | Level |
Mestrado |
Semestre | Semester |
S1 |
Docente(s) | Instructor(s) |
Anabela Gonçalves |
Língua de ensino | Language of instruction |
Português |
Programa (na língua de ensino) | Course description (in language of instruction) |
Objetivos: A presente UC visa fornecer os fundamentos centrais no domínio da investigação atual em Sintaxe que permitam aos estudantes a compreensão da literatura da especialidade e o desenvolvimento da sua capacidade argumentativa na resolução de questões suscitadas pelos dados. Conteúdos: Incidindo na interação entre teoria e análise dos dados, são apresentados os aspetos considerados centrais na teoria sintática referidos em (i), que são aplicados à análise dos fenómenos sintáticos mencionados em (ii). (i) A arquitetura da linguagem e a teoria gramatical na Gramática Generativa. A construção da estrutura frásica: constituência; categorias lexicais e funcionais; relações entre categorias (seleção, dependência, c-comando); traços não interpretáveis e valoração; as operações Compor (Merge), Concordar (Agree) e Mover (Move), e condições sobre estas operações. (ii) Controlo e Elevação; predicados complexos; frases passivas; construções-Q. |
Avaliação (na língua de ensino) | Grading and Assessment (in language of instruction) |
A avaliação é contínua e considera os seguintes elementos: (i) desempenho dos estudantes no contexto da sala de aula, incluindo atividades de resolução de problemas envolvendo a reflexão sobre dados empíricos, que implicam a mobilização de conceitos teóricos e técnicas de argumentação (10%); (ii) dois exercícios de prática de análise sintática (40%); (iii) um teste escrito final (50%). |
Bibliografia (selection) | Readings (selection) |
Adger, D. 2003. Core Syntax. A Minimalist Approach. Oxford: OUP. Carnie, A. 2013. Syntax. A Generative Introduction. Malden: Wiley-Blackwell. Mateus, M.H., A. Brito, I. Duarte, I. Faria, S. Frota, G. Matos, F. Oliveira, M. Vigário, e A. Villalva 2003. Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Editorial Caminho. Raposo, Eduardo, Mª Fernanda Nascimento, Mª Antónia Mota, Luísa Segura, e Amália Mendes, eds. 2013. Gramática do Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Wetzels, W.L., J. Costa, e S. Menuzzi, eds. 2016. The Handbook of Portuguese Linguistics. Malden: Wiley-Blackwell.
N.B.: No decorrer do semestre, será aconselhada bibliografia mais específica para os fenómenos em estudo.
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Requisitos | Prerequisites |
Não aplicável |