Sumários

Modelos de análise e comentário crítico

25 Fevereiro 2019, 12:00 Ângela Fernandes

Continuação da reflexão sobre modos de desenvolver uma análise comparatista: a discussão sobre modelos de vida e de construção de saber suscitada a partir da leitura comparada dos contos “Civilização”, de Eça de Queirós, “A menor mulher do mundo”, de Clarice Lispector, e “Mil euros por tu vida”, de Elia Barceló. A integração das questões suscitados no campo dos Estudos Comparatistas.

Esclarecimento de dúvidas e indicações sobre a melhor forma de apresentação da proposta de trabalho escrito (título, palavras-chave, resumo de 300-400 palavras, e lista bibliográfica inicial) no dia 28 de Fevereiro.


Pesquisa bibliográfica avançada

21 Fevereiro 2019, 12:00 Ângela Fernandes

Panorâmica dos recursos bibliográficos disponibilizados pela Biblioteca da Faculdade de Letras, e pesquisa guiada em catálogos e repositórios relevantes. A política de Acesso Aberto e o uso informado dos resultados da produção científica nos diversos campos do saber. Leitura e comentário das “boas práticas” de pesquisa elencadas na “b-on – Biblioteca do Conhecimento Online”.

Esclarecimento de dúvidas sobre a definição de propostas de trabalho.


Tópicos de trabalho de investigação

18 Fevereiro 2019, 12:00 Ângela Fernandes

Considerações gerais sobre a escolha de um tema de investigação na área dos Estudos Comparatistas; a importância da pesquisa exaustiva, da pertinência e consistência argumentativas, e da correcção formal na elaboração do trabalho.

Primeira conversa com todos os estudantes sobre as suas propostas de trabalho: identificação de temas, e discussão da viabilidade e consistência dos projectos de pesquisa.


Modelos de análise e comentário crítico

14 Fevereiro 2019, 12:00 Ângela Fernandes

Breve comentário sobre a mesa-redonda a que os estudantes assistiram na aula do dia 7 de Fevereiro.

Ponderação sobre as possíveis etapas a seguir na análise de uma obra literária ou artística: a conjugação da atenção a aspectos de construção e elaboração discursiva com a elucidação de elementos temáticos e dados contextuais; a identificação de diferentes linhas de leitura e a escolha de uma perspectiva relacional no desenvolvimento de um estudo comparatista.

Breve referência ao conto “Mil euros por tu vida”, de Elia Barceló: o campo da ficção científica e a especificidade das temáticas exploradas nesta narrativa.


Não houve aula

11 Fevereiro 2019, 12:00 Ângela Fernandes

A aula não se realizou, tendo sido acordado com os alunos a sua substituição por sessões adicionais de tutoria durante o mês de Março.