Sumários

Discussão de tópicos de pesquisa e planos de trabalho

14 Março 2018, 12:00 Ângela Fernandes

Breve comentário sobre a sessão do colóquio a que os estudantes assistiram na última aula: os estudos ibéricos e as questões da insularidade.

Considerações gerais sobre a escolha de um tema de investigação na área dos Estudos Comparatistas; a importância da pesquisa exaustiva, da pertinência e consistência argumentativas, e da correcção formal na elaboração do trabalho.

Primeira conversa com todos os estudantes sobre as suas propostas de trabalho: identificação de temas, e discussão da viabilidade e consistência dos projectos de pesquisa


Colóquio “Os estudos ibéricos a partir da periferia”

9 Março 2018, 12:00 Ângela Fernandes

Participação dos estudantes numa sessão do colóquio Os estudos ibéricos a partir da periferia. Desafios epistemológicos e novos olhares nos estudos galegos, bascos e catalães, que decorreu na FLUL nos dias 8 e 9 de Março.

 


Modos de estudo comparatista

7 Março 2018, 12:00 Ângela Fernandes

Continuação da reflexão sobre modos de desenvolver uma análise comparatista: a discussão sobre modelos de vida e de construção de saber suscitada a partir da leitura comparada dos contos “Civilização”, de Eça de Queirós, “A menor mulher do mundo”, de Clarice Lispector, e “Mil euros por tu vida”, de Elia Barceló. A integração das questões suscitados no campo dos estudos de Literatura e Ciência.


Modelos de análise e comentário crítico

2 Março 2018, 12:00 Ângela Fernandes

Ponderação sobre as possíveis etapas a seguir na análise de uma obra literária ou artística: a conjugação da atenção a aspectos de construção e elaboração discursiva com a elucidação de elementos temáticos e dados contextuais; a identificação de diferentes linhas de leitura e a escolha de uma perspectiva relacional no desenvolvimento de um estudo comparatista. Comentário, a título de exemplo, do conto “Civilização”, de Eça de Queirós. 


Exposição: Crucero Transatlántico Universitario de 1934

28 Fevereiro 2018, 12:00 Ângela Fernandes

Em substituição da aula, os alunos foram convidados a participar na sessão de inauguração da exposição Crucero Transatlántico Universitario de 1934 (org. Universitat de Barcelona e Fondo Diaz-Plaja), na Biblioteca da FLUL, pelas 14.30.