Áreas de investigação em Estudos Comparatistas

23 Fevereiro 2018, 12:00 Ângela Fernandes

Consideração da abrangência do campo dos Estudos Literários, Estudos Artísticos e Estudos de Cultura, e identificação da perspectiva epistemológica e metodológica que caracteriza os Estudos Comparatistas: a noção de comparação e a afirmação de um ponto de vista relacional.

Identificação das principais áreas de investigação no campo dos Estudos Comparatistas: os estudos interartes, as discussões sobre identidades, a reflexão a partir de conceitos complexos de espaço e de tempo, a análise das práticas culturais no universo social, o questionamento de fronteiras disciplinares e modelos de construção de saber. A especificidade dos Estudos de Literatura e Ciência: o tratamento artístico de temas e motivos do universo da ciência e tecnologia; a dimensão retórica do discurso científico.

As principais etapas da pesquisa científica no campo das Humanidades e os recursos para a elaboração de um trabalho de investigação: escolha do tema, recolha e organização da informação, critérios de referenciação bibliográfica e citação. Breve ponderação sobre o significado da investigação enquanto “experiência de trabalho metódico” (Umberto Eco, Como se faz uma tese em ciência humanas). Leitura e comentário das “boas práticas” de pesquisa elencadas na “b-on – Biblioteca do Conhecimento Online”.