1. Designação da unidade curricular:
Sistemas Arquivísticos
1. Title of curricular unit:
Archivistic Systems
2. Sigla da área científica em que se insere:
CDI
3. Duração:
Semestral
4. Horas de trabalho:
168h
5. Horas de contacto:
40TP+6O=46
6. ECTS:
6
7. Observações:
Opcional
7. Observations:
Optional
8. Docente responsável e respectiva carga lectiva na Unidade Curricular (preencher o nome completo):
Luis Miguel Nunes Corujo (40h+6h)
9. Outros docentes e respectivas cargas lectivas na unidade curricular:
n/a
10. Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):
1. Contextualizar as bases teóricas e conceptuais da Arquivística no âmbito da sua evolução histórica;
2. Inferir dos diferentes domínios da Organização Sistémica de Arquivos, procedimentos para Gestão da Informação de Arquivo.
3. Compreender as necessidades relativas a Políticas de Informação e de Arquivo.
4. Sensibilizar para o papel social do Profissional e Cientista da Informação de Arquivo.
10. Learning outcomes of the curricular unit:
1. Contextualize the theoretical and conceptual core of the Archival Science and Practice in the context of its historical evolution;
2. Infer different areas of the Archive Systems Organization, procedures for Archival Information Management.
3. Understand the needs for an Information and Archives Policy.
4. Raise awareness of the social role of the Archival Information Professional and Scientist.
11. Conteúdos programáticos:
Bases Teóricas e Conceptuais da Arquivística
- Evolução histórica
- Conceitos
- Problemáticas Epistemológicas, Ontológicas, Axiológicas, Metodológicas
Gestão da Informação de Arquivo
- Contexto e Estrutura
- Dinâmica do Fluxo de Informação
- Avaliação e Representatividade
- Representação, Organização, Difusão e Acesso
Organização Sistémica de Arquivos
- Missões e Funções
- Características e Requisitos
- Qualidade e Certificação
Políticas de Informação e de Arquivo
- A Políticas, Redes e Organismos Nacionais
- A Políticas e Organismos Internacionais
O Profissional e o Cientista de Informação de Arquivo
- Legislação
- Associações Profissionais e Científicas
- Formação Académica e Profissional
- Perfis de Competências
- Ética Profissional
11. Syllabus:
Theoretical and Conceptual framework of Archives Science and Practice
- Historic evolution
- Concepts
- Epistemological, Ontological, Axiological, Methodological Issues
Archival Information Management
- Context and Structure
- Information Flow Dynamics
- Appraisal and Representativity
- Representation, Arrangement, Dissemination and Access
Archive Systems Organization
- Missions and Functions
- Attributes and Requirements
- Quality and Certification
Information and Archives Policy
- National Policies, Networks and Organizations
- International Policies and Organizations
Archival Information Professional and Scientist
- Legislation
- Professional and Scientific Associations
- Academic and Professional Education
- Skills Profiles
- Professional ethics
12. Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular.
O primeiro objectivo está ligado aos conteúdos que abordam as Bases Teóricas e Conceptuais da Arquivística
O Segundo objectivo refere-se aos conteúdos relativos à Gestão da Informação de Arquivo e a Organização Sistémica de Arquivos
O terceiro objectivo remete para os conteúdos ligados às Políticas de Informação e de Arquivo
O quarto objectivo prende-se com os conteúdos ligados ao Profissional e o Cientista de Informação de Arquivo.
12. Demonstration of the syllabus coherence with the curricular unit's learning objectives.
The first objective is linked to the contents that address the Theoretical and Conceptual framework of Archives Science and Practice
The second objective refers to contents relating to Archival Information Management and the Archive Systems Organization
The third objective refers to the content of the Information and Archive Policies
The fourth objective is related to the contents linked to the Archive Information Professional and the Scientist.
13. Metodologias de ensino (avaliação incluída):
Tendo em conta a natureza técnica da cadeira, o curso prevê uma apresentação dos conteúdos programáticos em aulas expositivas; amplo espaço será dado a perguntas e reflexões com o objetivo de favorecer a aprendizagem dos tópicos fundamentais por parte de alunos de diferente formação. Para a avaliação, é fundamental o trabalho autónomo realizado fora das aulas: os alunos deverão estudar todos os conteúdos programáticos do curso com o apoio da bibliografia.
Critério de Avaliação:
- Trabalho de grupo (4 elementos) (40%)
- Trabalho individual a entregar em formato electrónico (.PDF). (40%)
- Proactividade, participação, serendipidade na aula (20%).
13. Teaching methodologies (including evaluation):
Considering the technical character of the course, the contents will be presented in expository lessons; relevance will be given to questions and reflections in order to allow students of different background to comprehend and learn the key topics. For the evaluation, autonomous work at home is fundamental: students should study the course topics with the support of bibliography.
Assessment criteria:
- Group work (4 elements) (40%).
- Writing of an individual essay in digital format (.PDF) (40%).
- Proactivity, participation, serendipity (20%).
14. Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular.
As metodologias de ensino e de aprendizagem visam o desenvolvimento integrado nos estudantes dos conhecimentos referidos nos conteúdos programáticos e a concretização dos objetivos e competências estabelecidos. A diversidade de metodologias propostas tem por objetivo potenciar a abordagem dos sistemas arquivísticos numa perspetiva de complexidade, procurando evidenciar diferentes níveis de análise, fomentando a integração de saberes. Os métodos e estratégias propostos pretendem desenvolver nos estudantes conhecimentos, compreensão e competências ao nível da aplicação.
14. Demonstration of the coherence between the teaching methodologies and the learning outcomes.
Teaching and learning methods aim the knowledge of the contents referred to in the syllabus, reaching the targeted goals and competencies. The diverse methods aim to approach archive systems in their complexity, seeking to highlight different levels of analysis, fostering an integrated knowledge. The proposed strategies aim to develop students' knowledge, understanding and skills.
15. Bibliografia de consulta/existência
obrigatória.
Association des Archivistes du Québec. (2021). Association des Archivistes du Québec. Association des Archivistes du Québc. https://archivistes.qc.ca/
Association of Canadian Archivists. (2021). Archivaria: Journal of the Association of Canadian Archivists. Archivaria. https://archivaria.ca
Brochu, S. (2019). Archivage et transmission des films de famille dans l’environnement numérique [Dissertação de Mestrado, Universidade de Montréal]. https://papyrus.bib.umontreal.ca/xmlui/handle/1866/21911
Cardoso, Júlio (2018) Da Reforma Administrativa ao e-government: e-services nos municípios do Oeste. Ed. Colibri. ISBN: 978-989-689-776-5
Colás Ayllón, N. (2017). Avaluació documental: Estudi comparatiu dels models de Catalunya, Canadà i Mèxic [Dissertação de Mestrado, Universitat Autònoma de Barcelona]. https://ddd.uab.cat/record/170027
COSTA, Jorge Croner. (2017). Formação superior em ciência Arquivística na República Popular da China: um estudo comparativo entre a Escola de Gestão da Informação da Universidade de Wuhan e a Escola de Gestão de Recursos de Informação da Universidade Renmin da China. Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Dissertação de Mestrado em Ciências da Documentação e Informação.
Corujo, Luis. (2017a). Avaliação Arquivística De Informação Eletrónica: Subsídios Para Um Estado Da Arte. Em A Ciência Aberta: O Contributo da Ciência da Informação: Atas do VIII Encontro Ibérico EDICIC (Universidade de Coimbra. Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX-CEIS20, pp. 811–827). https://purl.org/sci/atas/edicic2017
Corujo, Luis. (2017b). O Projeto IES: Análise Do Processo Na Ótica Da Gestão Do Conhecimento - Estratégias De Gestão E Conversão Do Conhecimento (estudo De Caso). Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, 11(1). https://doi.org/10.5016/brajis.v11i1.5994
Corujo, Luís. (2017). Metodologias Para O Estudo Da Avaliação Arquivística De Informação Eletrónica. Páginas a&b: arquivos e bibliotecas, 0(N.o Especial), 42–52.
Corujo, Luís. (2021). Avaliação Arquivística de Informação Eletrónica: da emergência teórica ao consenso sobre um modelo. [Tese de Doutoramanto. Universidade de Coimbra]. http://hdl.handle.net/10316/95276
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