1. Programa

1. Comunicação, sociedade, cultura e ciências da comunicação. 

2. Escolas e autores do pensamento sociológico. 

3. A ordem da interação na perspetiva da antropologia da comunicação. 

4. A comunicação na sociedade moderna: a imprensa, a televisão e o jornalismo. 

5. Abordagem sociológica dos meios de comunicação de massas. 

6. Teorias sobre os efeitos da comunicação social. 

7. As relações do indivíduo com as Tecnologias da Informação e da Comunicação.

 

2. Avaliação

A avaliação desta disciplina corresponde a:

-  um teste escrito intermédio – 45%;

- realização e apresentação de um trabalho de campo em grupo, no final do semestre, com a estrutura de um artigo científico (introdução, objetivos, enquadramento teórico, metodologia, recolha e análise de dados e conclusão) – 40%; 

-  qualidade da participação e dos trabalhos desenvolvidos ao longo das aulas – 15%.

 

3. Bibliografia Geral

Bitti, P. R. & Zani, B. (1997). A Comunicação Como Processo Social. Lisboa: Editorial Estampa.

Bourdieu, P. (2014). O Poder Simbólico. Lisboa: Edições 70.

Cardoso, G. (2006). Os Media na Sociedade em Rede. Lisboa: FCG.

Castels, M. (1999). A Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra.

Esteves, J. P. (2016). Sociologia da Comunicação. Lisboa: FCG.

Freixo, M. J. V. (2006). Teorias e Modelos de Comunicação. Lisboa: Instituto Piaget.

Gasher, M., Lorimer, R. & Skinner, D. (2012). Mass Communication in Canada. Canadá: OUP.

Goffman, E. (1993). A apresentação do eu na vida de todos os dias. Lisboa: Relógio d’Água.

Maigret, E. (2003/2007). Sociologie de la Communication et des Médias. Paris: Armand Colin.

Silvestre, M. J. (2011). Sociologia da comunicação: construções teóricas e aplicações empíricas sobre os impactos sociais dos mass media. Lisboa: ISCSP.

Turow, J. (2017). Media Today: Mass Communication in a Converging World. New York: Routledge.

Winkin, Y. (1996/2001). Anthropologie de la Communication. De la Théorie au Terrain. Bruxelas-Paris: De Boeck & Larcier / Éditions du Seuil.