1.Nome da unidade curricular

Seminário / Estágio em Estudos Americanos

 

2.Ciclo de estudos

1º Ciclo

 

3.Docente responsável (outros docentes responsáveis e respectivas horas de contacto)

Margarida Vale de Gato (45h TP + 15h O)

4.Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Aperfeiçoar competências para: 1) desenvolver investigação na área dos Estudos Americanos; 2) planear, estruturar e redigir um projecto de investigação ou (quando apropriado) um relatório de estágio.

Desenvolver a autonomia crítica; o discurso argumentativo; a capacidade de redacção e de revisão de texto (segundo regras de coesão e coerência expositiva).

Aprofundar o conhecimento sobre os Estudos Americanos, em áreas diversas – tais como história, cultura, literatura, artes visuais, cinema.

 

4. Learning outcomes of the curricular unit

To improve relevant skills to: 1) develop research in American Studies; 2) plan, structure, and write a research project or (when appropriate) an internship report.

To increase critical autonomy; argumentative discourse; the ability to write and revise a text (according to expository rules aiming at cohesiveness and coherence).

To improve the students knowledge in American Studies, in a diversity of fields – e.g. history, culture, literature, visual arts, cinema.

 

5.Conteúdos programáticos

1. Teoria cultural e metodologia interdisciplinar dos Estudos Americanos

2. Leitura e escrita como processos complementares e ferramentas de aprendizagem

3. Autonomia intelectual e interrogação critica

4. Criatividade como exercício de liberdade

5. Metodologias de análise e resumo de texto

6. Processo de escrita

6.1. Planificação

6.2. Pesquisa

6.3. Lógica argumentativa e encadeamento de parágrafos

6.4. Rascunhos

6.5. Versão final

6. Convenções para apresentar informação e fontes citadas (exs: MLA e APA)

 

 

5.Syllabus

1. Cultural Theory and American Studies methodology

2.  Reading and writing as complementary processes and learning tools

3. Intellectual autonomy and critical reading

4. Creativity as an exercise in freedom

5.  Methodologies for text analysis and summary

6. Writing process

6.1. Planning

6.2. Research

6.3. Argumentative logic and the building of paragraphs

6.4. Drafts

6.5. Final version

7. Conventions on how to present information and cited sources (e.g. MLA  or APA systems)

 

6. Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular

O enquadramento teórico sobre o processo de leitura e escrita fundamenta a abordagem mais prática de análise e redação de textos no campo disciplinar dos Estudos Americanos. Esta prática é ainda apoiada pelo recurso a ensaios sobre escrita e estruturação textual a analisar. Por outro lado, refletir-se-á sobre o estado da arte dos Estudos Americanos, tendo em conta a situacionalidade da investigação realizada a partir de Portugal/Europa e a multiplicidade de áreas temáticas passíveis de serem abordadas como objeto de análise. São estimulados o rigor na investigação e na construção/revisão textual e o sentido crítico, a par da criatividade, no tratamento do tema escolhido.

 

6.Demonstration of the syllabus coherence with the curricular unit's objectives

 

The theoretical framework supports the more practical approach to text analysis and text writing in the American Studies disciplinary field. This practice is further supported by the reading and comment on  several essays on how to write and structure a text.  On the other hand, a reflection upon the state of the art in American Studies will be carried out, taking into account the situationality of research done in Portugal/Europe and the multiplicity of thematic areas that can be chosen for analysis. Students are encouraged to be rigorous in their research and text writing/revision and to be both critical and creative in the approach to their chosen topic.


 

7.Metodologias de ensino (avaliação incluída)

Dada a especificidade desta unidade curricular, as metodologias partem de um diálogo entre docente e alunos sobre os textos teóricos, tendo em vista o desenvolvimento de um ensaio crítico ou projecto de investigação a prosseguir no futuro. A dinâmica de sala de aula terá vertentes diversificadas, incluindo comentários de texto, discussão teórica, apresentação de trabalhos individuais e critica aos mesmos. O projecto de pesquisa será acompanhado em regime tutorial.

A avaliação terá por base os elementos seguintes: (i) assiduidade e participação, 10%; (ii) apresentação oral + elaboração escrita de conceito / palavra chave, 20% (10% para cada item); (iii) exercícios escrito presencial, análise de texto: 20 %; (iv) bibliografia comentada, 15%; (v) Ensaio/projeto de pesquisa – 35%. (10 % resumo e plano)

 

7. Teaching methodologies (including evaluation)

Given the specificity of the curricular unit, methodology will strongly rely on the dialogue between teacher and students aiming at the development of a critical essay or research project to be pursued. Classes will thus involve diverse formats, among them peer group work, individual comments on scheduled texts, debates, presentation of individual essays/projects followed by critical comments by teacher and colleagues. The research will be supported by tutorials.  

The final grade results from the combination of the scores obtained in the following evaluation items: (i) regular presence in class and participation, 10%; (ii) scheduled oral presentation about keyword + written composition, 20% (10% each); (iii) in-class written exercise, text analysis: 20%; (iv) commented bibliography, 15 % (v) Essay/research project proposal – 35%. (10% abstract and plan)

 

8.Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular

Trabalhar com estudantes do 3º ano da licenciatura permite uma maior incidência na discussão e na análise de pormenor dos textos teóricos considerados, de modo a aumentar o rigor e a criatividade interpretativas como manifestação de autonomia intelectual e de responsabilidade, cruciais na formação de indivíduos com capacidade crítica, preparados para uma cidadania ativa.

Os alunos são incentivados ao empenho no rigor intelectual, sem perder de vista a importância de se aventurarem por percursos de pesquisa e interpretação próprios. O percurso individual é acompanhado e a produção dos alunos é comentada a nível sintático, ortográfico, semântico e estrutural (organização da informação a apresentar, coesão e coerência argumentativa). Os alunos têm oportunidade de analisar textos na sala de aula e fora dela, e de ouvirem e comentarem trabalhos dos colegas na sala de aula.

A versão final do ensaio/projeto é entregue pelos alunos depois destes prepararem a bibliografia e o plano, o que permite o receberem comentários do docente e dos colegas.

Espera-se, deste modo, que os alunos venham a desenvolver a sua competência interpretativa, a par da de análise crítica e capacidade de escrita, e que fiquem a conhecer melhor o panorama dos Estudos Americanos.

 

8. Demonstration of the coherence between the teaching methodologies and the learning outcomes.

Working with 3rd year undergraduate students allows a higher incidence in the discussion and detailed analysis of theoretical texts considered in order to increase the rigor and interpretive creativity as a manifestation of intellectual autonomy and responsibility, crucial in the education of individuals prepared for active citizenship.

Students are encouraged to commit to intellectual rigor, without losing sight of the importance of venturing into research and interpretative routes of their own. The individual path is monitored and the production of students is commented taking into consideration syntax, orthography, semantics and structural organization (organization of the information to be included, cohesion and argumentative coherence). Students have the opportunity to analyze texts both in and outside the classroom and to hear and comment the work of colleagues in the classroom.

The final version of the essay / project is handed over by the students after having worked on the bibliography and plan, which allows for intermediate discussion and feedback from teacher and peers.

It is expected, therefore, that students will develop their interpretative competence along with their capacity for critical analysis and writing skills, together with an improved knowledge of the academic field of American Studies.

 

9.Selected Bibliography

 

Burgett, Bruce, and Glenn Handler, eds. Keywords for American Cultural Studies, 3rd ed. New York UP, 2020.

 

Campbell, Neil, Kean, A. American Cultural Studies: An Introduction to American Culture. 4th ed, NY: Routledge, 2016.

Hayot, Harry. The Elements of Academic Style. Writing for the Humanities, Columbia UP, 2014

Purdue Online Writing Lab. https://owl.purdue.edu/owl/purdue_owl.html

Temperley, Howard, and Christopher Bigsby. A New Introduction to American Studies, 2nd ed. Routledge, 2013.

Serão ainda indicados ensaios pertinentes para a realização dos projectos individuais / A selection of essays pertinent to individual work projects will also be recommended.