Sumários

Sistemas de ensino e construção de identidade cultural, nacional?

27 Abril 2016, 12:00 Luísa Maria Rodrigues Flora

Sistemas de ensino e construção de identidade cultural, nacional?

Alguns exemplos. França (ab Carrière,) Inglaterra, Portugal.
Estruturas estáveis, transformações. Ensino laico, ensino público, etc.
















PS.: Acompanhamento de estagiários. 1º Agendamento de reuniões de preparação dos Relatórios.


Reflexões em torno da selecção cultural e literária. Memória, censura, destruição deliberada ou acidental de património.

22 Abril 2016, 12:00 Luísa Maria Rodrigues Flora



Reflexões em torno da selecção cultural e literária. Memória, censura, destruição deliberada ou acidental de património.


Sempre central, o exemplo da cultura britânica. Transformações desde a Revolução Industrial: alargamento da alfabetização e institucionalização do sistema de ensino; a estratificação dos públicos no fim do século XIX. 
Revisita e reescrita de obras 'clássicas'. O que é uma 'obra-prima'? Carrière, Eco, Tonnac. 


Cont. debate ab Carriere e Eco. Leitura de ensaio sobre Conrad, utilizando a teoria de Bourdieu sobre o 'campo literário'

20 Abril 2016, 12:00 Luísa Maria Rodrigues Flora

Cont. debate ab Carriere e Eco. Leitura de ensaio, de Luísa Mª Flora,sobre Conrad, utilizando a teoria de Bourdieu sobre o 'campo literário'. 'Success is very far off:....'

Campo literário, escrita 'moderna' e escrita comercial Sucesswo de estima e sucesso de vendas

OU

ainda as questões de cânone.


Problemática de elites e massas nos finais do séc. XIX. Transformação de públicos e de escritas

15 Abril 2016, 12:00 Luísa Maria Rodrigues Flora


Problemática de elites e massas nos finais do séc. XIX. Transformação de públicos e de escritas. 

Circunstâncias históricas e construção do cânone. 


Cânone, Memória e 'quem selecciona a selecção'. Tomando Carriere e Umberto Eco como pre-texto.

13 Abril 2016, 12:00 Luísa Maria Rodrigues Flora



Cânone, Memória e 'quem selecciona a selecção'. Tomando os diálogos entre Jean-Claude Carriere e Umberto Eco como pre-texto.