Sumários
Seminário - aula 2
23 Fevereiro 2018, 14:00 • Maria Teresa de Salter Cid Gonçalves Rocha Pires
Indicação de bibliografia de suporte ao desenvolvimento dos projectos:
Campbell, Neil, Kean, A. American Cultural Studies: An Introduction to American Culture. 3rd ed, NY: Routledge, 2011
Callery, Dymphna. “Writing from Research”. The Cambridge Introduction to Creative Writing. Cambridge: Cambridge UP, 2007, 170-172.
Clark, Irene L. Writing the Successful Thesis and Dissertation: Entering the Conversation. Prentice Hall PTR, 2006.
Jeffers, Jim. Guide to Research and Writing in the Humanities. California State University, 2007.
Newman, Jenny. “Redrafting and Editing”. The Writer’s Workbook. Londres: Bloomsbury, 2010, 155-161.
Raussert, Wilfired (Ed.). Journal of the International Association of Inter-American Studies. “Theorizing Hemispheric Studies of the Americas”. Vol.7 no. 3, Dez. 2014.
Trimmer, Joseph F. A Guide to MLA Documentation. Boston & New York: Houghton Mifflin Company, 7 ed. 2006.
Apresentação do propósito do seminário e do tipo de avaliação
21 Fevereiro 2018, 14:00 • Maria Teresa de Salter Cid Gonçalves Rocha Pires
Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Aperfeiçoar competências para: 1) desenvolver investigação na área dos Estudos Americanos; 2) planear, estruturar e redigir um projecto de investigação ou (quando apropriado) um relatório de estágio.
Desenvolver a autonomia crítica; o discurso argumentativo; a capacidade de redacção e de revisão de texto (segundo regras de coesão e coerência expositiva).
Aprofundar o conhecimento sobre os Estudos Americanos, em áreas diversas – tais como história, cultura, literatura, artes visuais, cinema.
Conteúdos programáticos
1. Leitura e escrita como processos complementares e ferramentas de aprendizagem
2. Autonomia intelectual e interrogação critica
3. Criatividade como exercício de liberdade
4. Metodologias de análise e resumo de texto
5. Processo de escrita
5.1. Planificação
5.2. Pesquisa
5.3. Lógica argumentativa e encadeamento de parágrafos
5.4. Rascunhos
5.5. Versão final
6. Convenções para apresentar informação e fontes citadas (exs: MLA e APA)
Metodologias de ensino e avaliação
Diálogo entre docente e alunos sobre os textos teóricos, tendo em vista o desenvolvimento de um ensaio crítico ou projecto de investigação a prosseguir no futuro. O trabalho dos alunos concretizar-se-á em comentários de texto, debates, apresentação oral de trabalhos individuais e critica aos mesmos. O projecto de pesquisa será acompanhado em regime tutorial.
A avaliação terá por base os elementos seguintes: (i) assiduidade e participação oral regular, 20%; (ii) apresentação oral programada, 15%; (iii) exercícios escritos/análise de texto, 15%; (iv) prova escrita presencial, 20%; (v) Ensaio/projeto de pesquisa – 30%.