Sumários
Pesquisa bibliográfica avançada
14 Fevereiro 2020, 12:00 • Ângela Fernandes
Panorâmica dos recursos bibliográficos disponibilizados pela Biblioteca da Faculdade de Letras, e pesquisa guiada em catálogos e repositórios relevantes. A política de Acesso Aberto e o uso informado dos resultados da produção científica nos diversos campos do saber.
Leitura e comentário das “boas práticas” de pesquisa elencadas na “b-on – Biblioteca do Conhecimento Online”.
Esclarecimento de dúvidas sobre a definição de propostas de trabalho.
Treino de análise comparativa
11 Fevereiro 2020, 12:00 • Ângela Fernandes
Perspectivação de diferentes hipóteses de análise do filme Nostalgia de la luz, de Patricio Guzmán, e consideração também do conto “A menor mulher do mundo”, de Clarice Lispector.
Explicitação dos pontos de vista a ter em conta no desenvolvimento de uma análise comparativa de obras de arte: a conjugação da atenção a aspectos de construção plástica e/ou elaboração discursiva com a elucidação de elementos temáticos e dados contextuais; a identificação de diferentes linhas de leitura e a escolha de uma perspectiva relacional.
Nostalgia de la luz, de Patrício Guzmán
7 Fevereiro 2020, 12:00 • Ângela Fernandes
Visionamento e breve comentário do filme Nostalgia de la luz, de Patrício Guzmán (Chile, 2010).
Tópicos de trabalho de investigação
4 Fevereiro 2020, 12:00 • Ângela Fernandes
Primeira conversa com todos os estudantes sobre as suas propostas de trabalho: identificação de temas, e discussão da viabilidade e consistência dos projectos de pesquisa.
Conversa com as estudantes que estão a fazer estágio curricular sobre as suas primeiras impressões quanto às actividades do estágio; indicações e esclarecimento de dúvidas sobre o preenchimento dos Termos de Estágio.
Áreas de investigação em Estudos Comparatistas
31 Janeiro 2020, 12:00 • Ângela Fernandes
Consideração da abrangência do campo dos Estudos Literários, Estudos Artísticos e Estudos de Cultura, e identificação da perspectiva epistemológica e metodológica que caracteriza os Estudos Comparatistas: a noção de comparação e a afirmação de um ponto de vista relacional.
Identificação das principais áreas de investigação no campo dos Estudos Comparatistas: os estudos interartes, as discussões sobre identidades, a reflexão a partir de conceitos complexos de espaço e de tempo, a análise das práticas culturais no universo social, o questionamento de fronteiras disciplinares e modelos de construção de saber.
As principais etapas da pesquisa científica no campo das Humanidades e os recursos para a elaboração de um trabalho de investigação: escolha do tema, recolha e organização da informação, elaboração de um discurso rigoroso e inteligível. Breve ponderação sobre o significado da investigação enquanto “experiência de trabalho metódico” (Cf. Umberto Eco, Como se faz uma tese em ciência humanas).