1.Nome da unidade curricular

Seminário Estudos Europeus

2.Ciclo de estudos

1º Ciclo

 

3.Docente responsável e respectivas horas de contacto na unidade curricular (preencher o nome completo)

António Adriano de Ascensão Pires Ventura/Teresa Maria e Sousa Nunes

 

4.Outros docentes e respectivas horas de contacto na unidade curricular

 

 

5.Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

O objectivo deste seminário consiste em proporcionar aos alunos o contacto e experiência de investigação e de elaboração de trabalhos monográficos e outros no âmbito de temáticas subordinadas aos Estudos Europeus.

 

 

5. Learning outcomes of the curricular unit

The seminar is oriented to grant students the possibility of research and elaborate monographic works related with European Studies.

 

6.Conteúdos programáticos

Este seminário não tem um programa específico, dadas as suas características eminentemente práticas e propedêuticas. Destina-se a proporcionar aos estudantes um contacto directo com a investigação em Estudos Europeus, através de prelecções sobre fontes históricas e bibliografia, trabalhos práticos de análise sobre as mesmas, tanto nas aulas como fora delas. Será dada ênfase a temas como diplomacia, instituições europeias, segurança e defesa na Europa, política agrícola comum, política energética, populismo, guerra e paz na Europa.

6.Syllabus

This seminar does not have a specific programme, given its eminently practical feature. It aims to provide students with a direct contact with the research on European Studies, through lectures on historical sources and literature, practical work of analysing those documents and essays, both in class and outside. So subjects will be object of broader interest such diplomacy, European institutions, security and defence in Europe, PAC, energetic policies, populism, war and peace in Europe.

 

7.Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular

Os tópicos temáticos objecto de análise em seminário pretendem estabelecer uma complementaridade com as noções gerais adquiridas pelos estudantes nas disciplinas da licenciatura de Estudos Europeus. Em simultâneo, procura-se garantir ao estudante o contacto com os vários tipos de documentos e o recurso a metodologias diversas.

 

 

 

7.Demonstration of the syllabus coherence with the curricular unit's objectives

The thematic topics analyzed in a seminar seek to establish a balance with general notions acquired by the students on the bachelor’s courses.. At the same time, it seeks to ensure the student contact with diverse kinds of documents and the use of different methodologies.

 

8.Metodologias de ensino (avaliação incluída)

Aulas teórico-práticas, com recurso a apoio audiovisual – PowerPoint – e cedência de textos. A avaliação é feita através da participação nas aulas, da elaboração de relatórios sobre as sessões temáticas, da apresentação oral e escrita de um trabalho monográfico, individual, acompanhado pelos docentes.

 

8.Teaching methodologies (including evaluation)

The classes are theoretical and practical, using audiovisual support-PowerPoint-and selected texts. The evaluation is composed by the following items: participation on class activities, brief reports on each thematic session and a monographic essay, presented on oral and written forms, accompanied by the teachers.

 

9.Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular

As metodologias de ensino utilizadas na leccionação da unidade curricular pretendem facilitar uma melhor apreensão e compreensão das matérias de Estudos Europeus. Nessa medida, optou-se pela combinação da exposição oral, suportada por meios audiovisuais, com a análise de fontes e outros textos, iconografia e eventualmente materiais sonoros e fílmicos. Pretende-se, por outro lado, o desenvolvimento de competências de investigação, no âmbito de Estudos Europeus.

9.Demonstration of the coherence between the teaching methodologies and the learning outcomes

The teaching methods used in the seminar intended to facilitate a better understanding of European Studies complexities and multiples sources of information. To that extent, it was chosen a combination of oral presentation supported by audiovisual media, with the analysis of historical sources, contemporary institutional documents and other texts, iconography and eventually sounds and film material. On the other hand, it’s also intended to develop student’s research skills.