Sumários
Balanço dos Projectos de trabalho de Seminário dos Estudantes
27 Setembro 2023, 15:30 • Carlos Jorge Gonçalves Soares Fabião
Balanço dos Projectos de trabalho de Seminário dos Estudantes:
Não houve aula Consulta de Medicina no Trabalho)
27 Setembro 2023, 12:30 • Carlos Jorge Gonçalves Soares Fabião
Vimos por este meio, relembrar V. Exa. tem agendado o seu exame de saúde no âmbito da Medicina do Trabalho, no dia 27-09-2023 ,
Observações:
- Recordamos a V. Exa. de que, nos termos da alínea d) do art. 17.º, da Lei n.º 102/2009, atualizada pela Lei 3/2014, é obrigação dos trabalhadores cooperar ativamente para a melhoria do sistema de segurança e saúde do trabalho, nomeadamente, através da comparência às consultas e aos exames determinados pelo médico do trabalho.
Não houve aula, por estar o docente ausente em um Encontro Científico
20 Setembro 2023, 15:30 • Carlos Jorge Gonçalves Soares Fabião
Não houve aula, por estar o docente ausente em um Encontro Científico
Não houve aula, por estar o docente ausente em um Encontro Científico
20 Setembro 2023, 12:30 • Carlos Jorge Gonçalves Soares Fabião
Não houve aula, por estar o docente ausente em um Encontro Científico
Exposição de alguns aspectos formais importantes relacionados com os trabalhos
13 Setembro 2023, 15:30 • Carlos Jorge Gonçalves Soares Fabião
Os trabalhos a desenvolver deverão apresentar de forma correcta o conjunto das fontes utilizadas (Documentação; bibliografia; hipertextos) seguindo a Norma Portuguesa de Citação - (NP 405-1):
PLÁGIO
E OUTRAS PRÁTICAS INCORRECTAS
1. A fraude na realização de elementos de avaliação não é tolerável em meio
universitário, implicando a sua prática a anulação automática do elemento de
avaliação em causa, sem prejuízo de eventual procedimento disciplinar a que
haja lugar.
2. Para os efeitos do presente regulamento, constitui fraude todo o tipo de
práticas realizadas pelo aluno que resultem no falseamento do processo de
avaliação, designadamente:
a) O plágio, consubstanciado em cópia, não assinalada como tal e/ou com
omissão da fonte, por qualquer meio, de conteúdos de autoria de outrem,
independentemente do suporte original (ex.: outro elemento de avaliação, obra
bibliográfica, comunicação ou artigo, em papel ou formato digital);
b) A apresentação de elementos de avaliação de autoria de outrem,
realizados por encomenda;
c) A consulta não autorizada de materiais aquando da realização de
elementos de avaliação presenciais;
d) Apresentação de trabalhos já avaliados em outras unidades curriculares.
3. A prática de fraude é considerada especialmente grave a partir do 2.º
ano do ciclo de estudos de licenciatura, pelo que a sua ocorrência determina
ainda a impossibilidade de conclusão da unidade curricular no ano lectivo a que
a prática respeite.
4. A prática de fraude no âmbito do 2.º e 3.º ciclos de estudo determina
abertura do competente processo disciplinar e, no caso de envolver a
dissertação, a interdição de frequência da FLUL por um período até 5 anos.
Algumas notas importantes
1. A inclusão de uma obra na bibliografia, não dispensa a sua citação ao longo do texto, cada vez que se refere informação nela colhida.
2. A citação, para além de correcta, deve ser precisa, definindo com
rigor os elementos citados: o número das páginas, dos quadros, das imagens, das
notas, etc. Não deve limitar-se à indicação da obra em geral (por ex. Ribeiro,
2005) quando se visam elementos contidos apenas numa parte dela.
3. A prática do plágio não respeita só a livros, mas a toda a
propriedade intelectual, qualquer que seja a sua natureza e forma de
apresentação.
4. Naturalmente, toda a informação disponibilizada on line deve
ser citada com o mesmo rigor, de acordo com regras específicas. A fraude que
envolve este recurso encontra-se particularmente difundida, atingindo enormes
proporções no meio académico. A experiência tem demonstrado que muitos dos
utilizadores da web são pouco criteriosos
na escolha das fontes a que recorrem. Os instrumentos geralmente mais fiáveis e
rigorosos não são descobertos pela maioria, que se limita, com frequência, aos
que aparecem em primeiro lugar nos motores de busca. Em boa parte dos casos os
trabalhos baseados nestes recursos não passam de cópias mais ou menos
escandalosas de informação elementar, duvidosa ou mesmo errónea.
Ao contrário, parecem ser pouco ou nada usados os grandes repositórios de
obras científicas (B-on, Jstor, Muse e muitos outros fornecedores de periódicos
e monografias em formato digital). No entanto, a Faculdade de Letras, através
do site da Biblioteca, proporciona indicações de grande utilidade para a
exploração de um número muito substancial de instrumentos desta natureza.
EXEMPLOS PRÁTICOS
PLÁGIO E OUTRAS PRÁTICAS
INCORRECTAS SIMILARES |
FORMA CORRECTA |
Relacionar Endovellicus e Silvanus parece
colher alguma viabilidade a partir dos dados iconográficos disponíveis. (PLÁGIO: cópia do texto, sem a devida citação) |
Como sustenta José Cardim
Ribeiro (2005, p. 732) “/.../ relacionar
Endovellicus e Silvanus parece /.../ colher alguma viabilidade a partir dos dados iconográficos
disponíveis” (toda a reprodução do texto alheio obriga ao uso de aspas) |
Partindo da análise da
documentação referente a Endovélico, em particular de alguns elementos
iconográficos, pode sugerir-se que esta divindade corresponde a uma interpretatio
de Fauno / Silvano. (PLÁGIO:
uso de informação alheia, sem a devida citação) |
Partindo da análise da
documentação referente a Endovélico, em particular de alguns elementos
iconográficos, pode sugerir-se que esta divindade corresponde a uma interpretatio
de Fauno / Silvano (Ribeiro, 2005, p. 732-737; 749-750). |
Segundo alguns autores,
partindo da análise da documentação referente a Endovélico, em particular de
alguns elementos iconográficos, pode sugerir-se que esta divindade
corresponde a uma interpretatio de Fauno / Silvano. (Prática
incorrecta, uma vez que omite a referência ao autor e à obra de onde se
retira a informação que usa) |
Segundo José Cardim Ribeiro
(2005, p. 732-737; 749-750), partindo da análise da documentação referente a
Endovélico, em particular de alguns elementos iconográficos, pode sugerir-se que
esta divindade corresponde uma interpretatio de Fauno / Silvano. |
Segundo José Cardim Ribeiro,
partindo da análise da documentação referente a Endovélico, em particular de
alguns elementos iconográficos, pode sugerir-se que esta divindade
corresponde a uma interpretatio de Fauno / Silvano. (Prática
incorrecta, uma vez que não cita a obra de onde se retira a informação) |
|
Segundo José Cardim Ribeiro
(2005, p. 732-737; 749-750), partindo da análise da documentação referente a
Endovélico, em particular de alguns elementos iconográficos, pode sugerir-se
que esta divindade corresponde uma interpretatio de Fauno / Silvano.
Considera-se igualmente que Endovélico é uma
divindade essencialmente benfazeja, benemerente, salutífera e, na sua
generalidade, protectora dos indivíduos. (Prática incorrecta: a origem
da informação deve ser referida em todas as circunstâncias, mesmo que repita,
em todo ou em parte, uma citação anterior, mais ou menos próxima). |
Segundo José Cardim Ribeiro
(2005, p. 732-737; 749-750), partindo da análise da documentação referente a
Endovélico, em particular de alguns elementos iconográficos, pode sugerir-se
que esta divindade corresponda uma interpretatio de Fauno / Silvano.
Considera-se igualmente que Endovélico “é
/.../ uma divindade essencialmente benfazeja, benemerente, salutífera” e, na
sua generalidade, protectora dos indivíduos (Ribeiro, 2005, p. 749). |
O TEXTO ORIGINAL QUE SERVE DE EXEMPLO, foi
retirado de:
RIBEIRO, José Cardim (2005) - O deus sanctus Endovellicus durante a romanidade, uma interpretatio
local de Faunus/Silvanus? In: Acta Palaeohispanica IX = Palaeohispanica. Zaragoza. 5, pp. 721-766
p. 732
"A nossa proposta em relacionar Endovellicus
e Silvanus
parece, pois, colher alguma viabilidade a
partir dos dados iconográficos disponíveis. Mas torna-se necessário legitimá-la
—ou, pelo menos, reforçá-la — através de outros indícios, confrontando tudo
aquilo que conhecemos do culto de Endovellicus
com os vários elementos caracterizantes do
culto de Silvanus, e aferindo a sua mútua compatibilidade (cfr. quadro colocado no final do
texto). Ensaiemos pois este percurso, alicerçando-nos, quanto aos diversos
aspectos do deus itálico, sobretudo na excelente monografia de Peter Dorcey
(1992)."
p. 749-750
"Para os seus múltiplos devotos, Endovellicus
é agora uma divindade essencialmente
benfazeja, benemerente, salutífera — um protector das famílias, das crianças,
enfim, de toda a heterogénea sociedade que vive nos territórios circundantes. O
seu intrínseco carácter infernal, porém, mantem-se evidente nas práticas
oraculares e no tipo de animais sacrificados. Mas a sua personalidade
tornara-se já culturalmente mais próxima através de um certo sincretismo com Faunus e Silvanus
— e com base neste último se idealiza a sua
imagem. Com o devir dos tempos este numen ancestral vem, enfim, a surgir-nos renovado e mesmo sublimado através de
uma verdadeira dimensão
heroizante e salvífica: sobre os monumentos que lhe são dedicados aparecem
agora gravadas palmas, coroas de louros e génios alados portadores de tochas
fosforescentes."