Objetivos de aprendizagem: Esta unidade curricular constitui uma introdução ao estudo do significado nas línguas naturais, com ênfase no português. Pretende-se que os alunos identifiquem os componentes essenciais do significado ao nível da frase e compreendam como funciona a composicionalidade, na combinação de constituintes frásicos. Alguns sistemas de significação serão analisados com maior pormenor. Procurar-se-á desenvolver a capacidade de analisar dados linguísticos, de descrever contrastes relevantes com uma metalinguagem adequada, de reconhecer anomalias de construção e de discutir hipóteses de tratamento de problemas.

Programa.

1. Aspetos gerais da semântica de uma língua natural | 1.1. Semântica lexical e semântica combinatória. O conceito montagueano de semântica combinatória. O Princípio da Composicionalidade. | 1.2. Grandes questões da semântica combinatória – anomalia semântica, ambiguidade, vagueza, sinonímia / paráfrase, dependências referenciais, informação implícita. | 1.3. Quadro geral da semântica combinatória das proposições: domínios de significação nas línguas naturais.

2. Semântica Nominal | 2.1. Aspetos gerais da semântica das construções nominais. Elementos constituintes dos sintagmas nominais. Formas e valores dos sintagmas nominais. | 2.2. Aspetos da semântica dos nomes comuns. | 2.3. Aspetos das estruturas de modificação nominal. | 2.4. Construções definidas e indefinidas. | 2.5. Quantificação de contagem e de medição. | 2.6. Fatores externos na interpretação das construções nominais.

3. Sistema da Negação | 3.1. Distinções básicas no domínio da negação. | 3.2. Construções de negação frásica e de negação de constituintes. | 3.3. A concordância negativa. | 3.4. Outras questões associadas à negação em português: dupla negação; negação reforçada; negação expletiva; sensibilidade à polaridade negativa e positiva.

4. Sistema do Tempo |4.1. Meios de expressão da informação temporal. Subdomínios de significação associados ao tempo. | 4.2. Tipos de situações (“Aktionsart”). 4.3. O tempo na gramática do português: tempo verbal, tempo adjunto, tempo discursivo.

Avaliação: Realizar-se-ão dois testes escritos de avaliação (valendo cada um 50% da nota final).