Em torno das leituras

17 Março 2020, 10:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Acordámos em duas leituras comuns a todos e de apoio mais directo á matéria chave do nosso Seminário.Uma análise textual , o mais exaustiva e sistemática possível,dessas obras é parte integrante do relatório final a elaborar. Escolhemos dois investigadores consagrados e vivos.Um o historiador Peter Burke com a obra History and Social Theory,Oxford, Blackwell,1992.Esta obra é um desenvolvimento e aprofundamento de um anterior trabalho , History and Sociology,Londres,Allen and Unwin,1980  de que existe tradução portuguesa ( Lisboa,Afrontamento,1990 ). O outro o sociólogo Andrew Abbott  com a obra Processual Sociology,Chicago,Chicago U.  Press,2016.

A  análise textual é feita com base nos enunciados e praticados princípios de  Imanência,Autonomia,Conjunto e Interdependência sendo aqui fundamentais os três primeiros .O Texto-Objecto não é uma evidência, não fala sem uma leitura própria e apropriada  capaz de explicitar a arquitectura semântica do todo e de cada uma das suas partes,de seriar e enunciar o essencial dos temas,problemas,categorias chave enunciados.Este trabalho de leitura é relevante não apenas para descrever e explicar o essencial das obras em causa mas , também, para aclarar a matéria dada.Cada uma das obras tem existência própria mas talvez seja possível encontrar , muito   complementarmente, pontos de proximidade e de distanciamento.

Informação bibliográfica em especial para uma das alunas :
Elias,Norbert- Die hofische Geseellschaft, Darmstad,Verlag,1969 ( tradução inglesa The Court Society, N.York,Pantheon Books,1983 com a Introdução :Sociologia     e História , pg. 1 a  34  , que faltam em outras traduções e já  fiz a fotocópia)