História e Sociologia

2 Abril 2020, 10:00 Luís Filipe Sousa Barreto

O nosso segundo   semestre acaba no dia 9 de Maio de 2020 .É pois necessário concluir e entregar o acordado Relatório , o mais tardar , na semana de 4 a 9 de Maio.

A nossa atenção focou-se nas relações História-Sociologia mas já sabemos que este relacionamento não é uma realidade    bilateral .Não existe um vazio ou uma cerca em torno de História e Sociologia mas sim todo um universo de tensão-diálogo com proximidades   e  vizinhanças á Antropologia,Geografia,Psicologia, etc.
As fronteiras de domínio disciplinar são abstracções de vocação institucional e didáctica mas de limitada operacionalidade em termos de investigação  especializada, desde os anos 60-70 do século passado. Os programas de investigação mais frutuosa e criativa não se regem por fronteira  disciplinar mas sim por Temas e Problemas que estão,  de forma mais consciente ou inconsciente, explícita ou implícita,presentes em múltiplos domínios formando o núcleo    dos desafios chave. Tempo,Espaço, Ásia,Rota da Seda,Globalização,etc são questões perspectivadas a partir de diferentes pontos de análise,descrição,interpretação,explicação e que estão longe de esgotar o objecto de Tema-Problema.Em Ciências Sociais  " ..é o ponto  de  vista que cria o objecto...seja qual for o ângulo de abordagem da questão,nenhum nos oferece o objecto integralmente ..." é uma afirmação fundamental de Ferdinand de Saussure ( 1857-1913 ).O Ponto  de Vista, sempre múltiplo , da  comunidade de investigação constitui de forma crítica os pressupostos de elucidação do objecto e objectivo da investigação . 
Estas breves reflexões são úteis para as leituras de Peter Burke e Andrew Abbott. Vão encontrar  História e Sociologia mas muito mais e vão encontrar essa complexa relação num húmus de pluralidade transformativa.
 Bom trabalho e muita saúde.