História e Sociologia  : a leitura de Peter  Burke

7 Abril 2020, 10:00 Luís Filipe Sousa Barreto

History and Social Theory,1992 de Peter Burke é uma das leituras para o ´Relatório .Vale a pena olharmos para alguns dos pontos mais relevantes desta obra de um historiador com forte dimensão dialogal á Sociologia e á Antropologia. 

O  capítulo primeiro ,ocupando as primeiras 21 páginas, acerca de " Teóricos e Historiadores " é um  sintético panorama histórico , do século XVIII aos finais do século passado,  da complexa e  problemática questão  das relações entre Teorias Sociais- Culturais, História,Ciências Sociais.
P.Burke começa pelos distanciamentos quer entre Teoria e História quer entre Sociologia e História.Afirma, nas três primeiras páginas,  que a História tem e usa conceitos e modelos mas poucos historiadores "...  utilizam  teoria no estrito sentido do termo ...". Pelo contrário ,  Sociologia,Antropologia,Geografia,  Economia,  fazem um uso mais explicito e aprofundado de conceitos e  de teorias . As relações entre historiadores e sociólogos surgem como  Diálogo de Surdos apontando o padrão diferencial entre História e Sociologia como a busca da Diferença frente á busca da Generalização .Nas páginas seguintes acompanhamos em panorama cronológico sintético não apenas o emergir desse distanciamentos como o posterior surgimento de afinidades , proximidades e  cruzamentos como a convergência História/Teoria e a  Sociologia Histórica/ pag.18 .O final deste primeiro andamento/pag.21 proclama a situação existente nos finais do século XX como de abertura das linhas de fronteira disciplinar e de  partilha de modelos e de métodos .   Uma   Casa Comum onde programas de História,Sociologia,Antropologia,Teoria Semiótica,etc  trocam  de   forma ao mesmo tempo   Excitante e Confusa  propostas .
Não falámos  das formulações em língua portuguesa de  sociologia histórica  mas, na página 17,  P.Burke menciona  a figura maior, Gilberto Freyre ,e os seus estudos Casa Grande e Senzala,1933 , Sobrados e Mucambos,1936  .  Ordem e Progresso,1955 , como obras de , ao mesmo tempo, Sociologia e História Social. Continuação de bom trabalho e muita saúde .