Em torno de Peter Burke em  "História e Teoria Social",1992

21 Abril 2020, 10:00 Luís Filipe Sousa Barreto

A  obra que estamos a visitar finaliza com dois capítulos muito centrados na questão nuclear de descrever e explicar a Mudança Social : " ...  concepções de mudança implicam  concepções de continuidade ..."/pág.157  O  Continuo e o Descontinuo , o Sincrónico e o Diacrónico,  no Historiar é um dos temas e problemas chave ao longo do século passado e nos nossos dias .P.Burke menciona seis monografias / autores que deram um contributo relevante para um precisar da questão : N.  Elias / Sociologia Histórica , Michel Foucalt/ Neo-Historicismo ,Fernand Braudel/ Geohistória-Economia Histórica, E.Le Roy Ladurie / Demografia Histórica, Nathan Wactel / História Antropológica e Marshall Sahlins / Antropologia Histórica .Este breve inventário,  de perspectivas bem diferentes,   acaba por manifestar   a abertura plural de alguns programas de investigação do Historiar.Os exemplos escolhidos revelam   o fazer do  conhecimento histórico em diálogo de prática e de teoria com a Sociologia,a Filosofia,a Geografia,a Economia,a Demografia,a Antropologia.

Na conclusão, P.Burke destaca algumas possíveis vias para o avançar nesta questão ( geração,multifactorial interno/externo,estruturação ) mas tem consciência de que um ecletismo não é solução .O enigma da persistência e mudança, da identidade e diferença, continua em aberto.O Historiar faz-se, cada vez mais ,com abertura  a múltiplos horizontes disciplinares mas esse Diálogo Essencial não vai responder a uma questão que é o fundamento da própria História / Historicidade .Essa questão é a da   Lógica Temporal do Historiar .O  que é o Tempo-Espaço do Historiar ? " ...toda a ciência da história que fosse  verdadeiramente história    deveria começar por perguntar :  o que é o tempo  ?..." (  Theodhor Lessing,1930 ) .
 A História tem de perguntar e ensaiar responder á questão do estatuto do Tempo Histórico e só assim conseguirá ir respondendo ao tema e problema da Identidade e Diferença Temporal-Humana .Não pode perguntar e responder sem dialogar aberta e  sistematicamente   com outras disciplinas mas é ela que tem de   encontrar hipóteses e formulações para o seu Tema e Problema Fundacional- Fundamental .