Em torno da Sociologia Processual de Andrew Abbott

30 Abril 2020, 10:00 Luís Filipe Sousa Barreto

A obra de Sociologia Histórica-Processual que estamos a começar a visitar e acompanhar revela-se Fundamental para   Conhecimento  Histórico que assente em     programas e investigação de racionalidade cientifica .

Esta situação , no século XXI ,  mostra que     as correlações História-Sociologia  não se reduzem a Temas e Problemas de Fronteira Disciplinar ou de Transferência de métodos,conceitos,dados.Alguma Sociologia Histórica , mesmo que não sendo nuclear em Sociologia é Nuclear em e para o Historiar.As correlações já não são só periféricas mas podem atingir e atingem o Núcleo Disciplinar.Na questão da interrogação fundamentada acerca  do Tempo e da Temporalidade Histórica , nucleares para a racionalidade de Retrospecção do Historiar,  esta situação pode mesmo observar-se já nos finais do século passado  se atendermos,por exemplo, a Norbert Elias e o Uber die Zeit/Sobre o Tempo , de 1984.
Em A.Abott encontramos uma forte proclamação da HISTORICIDADE do  Individuo e a afirmação de que os Mesmos são " centrais para a história "/ pág.5 .Esta revalorização do Individuo Humano ,da sua diferença essencial mesmo que pontual , acompanha os desenvolvimentos científicos de   áreas como as das  Neuro  Ciências , da Psicologia Evolutiva, da denominada Inteligência Artificial , da Biologia/ADN  , etc. 
Os Humanos tomados Individualmente são centrais para o Sendo/Ser Histórico porque são pensados  como o "primeiro reservatório de conexão histórica do passado para o presente..."/pág.5.São filtros e campos dos seres e sendo  temporais, corpos e substâncias do tempo fazendo  -se   e aparecendo - mostrando-se .  A  realidade da Continuidade Histórica / " continuidade ao longo do tempo " assente no Individuo / Individuação é uma proclamação revolucionária frente ao Tradicional Historiar que  vê nos Humanos,  tomados individualmente, tão só  Singularidades de Descontinuidade,  Únicos  .Ora esses mesmos Únicos surgem-nos agora  ,  por esse mesmo Estatuto ,  como  Tipologia Chave da Continuidade.Sendo o Individuo Humano a plataforma chave da Continuidade o problema da descrição,explicitação ,explicação da " mudança social " ou seja da TAMBÉM Descontinuidade  Temporal dos  Humanos ganha outra complexidade e realidade .Como diz A.Abott , obriga a pensar " ... acerca do grau da   continuidade histórica como uma variável empírica ...  " / pag. 5 .O Tempo Histórico ganha precisão como Ordenação e Medida  ,principalmente porque a  série de   Indivíduos é mais longa que a série de estruturas sociais , o que contraria muito do nosso senso comum.