Balanço Final

7 Maio 2020, 10:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Conforme indicação geral do Director da FLUL informo os alunos,  eventualmente  interessados, de que o Exame Final  de  Avaliação Alternativa ,  no nosso Seminário ,será a 4 de Junho ás 10 horas.Email com enunciado enviado na altura e resposta até  ás 12 horas e quinze.O  Exame versa a matéria leccionada nas onze primeiras aulas de Janeiro a Março.

Existe pois uma Tensão de Unidade e de Pluralidade entre as Disciplinas.Mas não uma Unificação de  e para Ciência Geral/Única/ Unificada para toda  a realidade humana cultural-social.É essa tensão de Identidade e de Diferença entre Disciplinas que possibilita a crescente afirmação de plataformas e de   campos de transferência, passagem,metamorfose do Inter,Pluri,Trans  Disciplinares.As  Disciplinas  são necessárias  mas não suficientes para a progressão da investigação.As Disciplinas são realidades, são campos de Temas e de Problemas com repositório próprio de perguntas e  de  respostas, hipóteses e métodos .São jogos de poder, institucionalizações profissionais e de mundo de trabalho,comunidades específicas  de produção e de comunicação.Possuem pois uma Identidade mas, sabemos, que toda a identidade é uma Identidade também Temporal ou seja, um Mesmo que não é sempre  e em tudo um  Igual no Espaço-Tempo. As Disciplinas são transformativas  enquanto operativas , são continuidade e descontinuidade , persistência e mudança enquanto  existirem como vida  .
O  Historiar,o Conhecimento Histórico , o Conhecimento de Tudo  - Todos   que é Fazer Humano sob a  Perspectiva Temporal ( Sucessão e Duração que é também Localização e Relação ) é uma Disciplina, uma Macro Área Disciplinar.Existe,  desde os inícios do século passado num Espaço de Fase  aberto e TransDisciplinar. Vive um desafio de existência  pelo Afastamento e Proximidade frente o Outros campos disciplinares .Necessita de se Afirmar pelo Diferenciar mas isso obriga ao Diálogo em Concorrência de Prova e de Razão : " ... todas as ciências sociais ,incluindo   a   História,partilham as dificuldades hermenêuticas que surgem na descrição exacta das formas de vida divergentes,na interpretação de textos e na explicação da acção das instituições e das transformações sociais..." ( A.Giddens,1984  ). Muita saúde para Todos.