Sumários
Arquivos e núcleos documentais relevantes para a História Moderna I
22 Fevereiro 2018, 14:00 • Isabel Maria Ribeiro Mendes Drumond Braga
Arquivos e núcleos documentais relevantes para a História Moderna, no país.
Realização de um trabalho de investigação histórica sobre fontes (1)
22 Fevereiro 2018, 12:00 • Ana Maria Seabra de Almeida Rodrigues
1 - Elaboração do projecto de trabalho:›Tema
›
Estado da Arte
›
Objectivos
›
Metodologia
›
Fontes e Bibliografia
Historiografia
22 Fevereiro 2018, 12:00 • Francisco Contente Domingues
Introdução à historiografia da Expansão: as principais condicionantes do estudo desta matéria. Envolvimentos ideológicos.
Apresentação
19 Fevereiro 2018, 14:00 • Isabel Maria Ribeiro Mendes Drumond Braga
Apresentação do programa e da bibliografia.
2- As exposições orais, a realizar a partir de dois artigos ou de dois capítulos de livros da autoria de historiadores sobre a matéria da unidade curricular, serão feitas em aulas a calendarizar oportunamente, nos meses de abril e maio.
3- O trabalho prático, a realizar a partir de fontes e cujas características estão indicadas nos critérios e parâmetros de avaliação, deve ser entregue em papel e em mão, na aula, até ao dia 14 de maio. Até ao dia 22 de março deverá ser entregue o plano provisório do trabalho, no qual devem constar: título, objectivos, metodologia, estado da questão, elenco dos capítulos, fontes e bibliografia.
4 - Infra encontrará as temáticas das aulas e alguns links para bibliografia de apoio, em dois blocos: aulas teórico-práticas e exposições orais. Indicações mais precisas ficam disponíveis nos sumários.
5 - Poderá encontrar bibliografia para a apresentação oral, por exemplo, a partir dos repositórios digitais academia.edu, rcaap e scielo.
6 - Trabalho Prático 60%; Exposição Oral 30%; Assiduidade e participação 10%. Trabalhadores estudantes: Trabalho prático 65%; Exposição oral 35%.
7 - Não estão autorizadas captações de sons nem de imagens das aulas.
Apresentação
19 Fevereiro 2018, 12:00 • Ana Maria Seabra de Almeida Rodrigues
Apresentação do programa e do modo de avaliação.