1.Nome da unidade curricular

Seminário de História Contemporânea

2.Ciclo de estudos

1º Ciclo

 

3.Docente responsável e respectivas horas de contacto na unidade curricular (preencher o nome completo)

António Adriano de Ascensão Pires Ventura

Teresa Nunes

 

4.Outros docentes e respectivas horas de contacto na unidade curricular

 

 

5.Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

O objectivo deste seminário consiste em proporcionar aos alunos o contacto e experiência de investigação e de elaboração de trabalhos monográficos e outros no âmbito da História Contemporânea (séculos XIX e XX).

 

 

5. Learning outcomes of the curricular unit

The aim of this seminar is to provide students with the contact and research experience and preparation of monographs and others within the contemporary history.

 

6.Conteúdos programáticos

Este seminário não tem um programa específico, dadas as suas características eminentemente práticas e propedêuticas. Destina-se a proporcionar aos estudantes um contacto directo com a investigação em História Contemporânea de Portugal, através de prelecções sobre fontes históricas e bibliografia, trabalhos práticos de análise sobre as mesmas, tanto nas aulas como fora delas. É escolhido um período da História Contemporânea de Portugal que será estudado com maior detalhe

6.Syllabus

This seminar does not have a specific program, given its eminently practical and propaedeutic features. It aims to give students a direct contact with the research in Contemporary History of Portugal, through lectures on historical sources and literature, practical work of analysis on them, both in class and outside of them. It is chosen a period of Contemporary History of Portugal that will be studied in greater detail.

 

7.Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular

Os tópicos temáticos objecto de análise em seminário pretendem estabelecer uma complementaridade com as noções gerais adquiridas pelos estudantes nas cadeiras generalistas de História Contemporânea. Em simultâneo, procura-se garantir ao estudante o contacto com os vários tipos de fonte histórica e o recurso a metodologias diversas.

 

 

7.Demonstration of the syllabus coherence with the curricular unit's objectives

The thematic topics analyzed in a seminar seek to establish a complementarity with general notions acquired by students in general chairs in Contemporary History. At the same time, it look for to ensure the student contact with the various types of historical source and the use of different methodologies.

 

8.Metodologias de ensino (avaliação incluída)

Aulas teórico-práticas, com recurso a apoio audiovisual – PowerPoint – e cedência de textos. A avaliação é feita através da participação nas aulas e da elaboração de um trabalho de investigação, individual, acompanhado pelo docente.

 

8.Teaching methodologies (including evaluation)

Theoretical and practical classes, using audiovisual support - PowerPoint - and transfer texts. The evaluation is done by participating in class and the development of a research work, individual, accompanied by the teacher.

 

9.Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular

As metodologias de ensino utilizadas na leccionação da unidade curricular pretendem facilitar uma melhor apreensão e compreensão das matérias de História Contemporânea de Portugal por parte dos alunos. Nessa medida, optou-se pela combinação da exposição oral, suportada por meios audiovisuais, com a análise de fontes e outros textos, iconografia e eventualmente materiais sonoros e fílmicos. Pretende-se, por outro lado, o desenvolvimento de competências de investigação, no âmbito da História Contemporânea.

9.Demonstration of the coherence between the teaching methodologies and the learning outcomes

The teaching methods used in teaching the course intended to facilitate a better grasp and understanding of contemporary history materials of Portugal by the students. To that extent, we opted for the combination of oral presentation supported by audiovisual media, with the analysis of sources and other texts, iconography and eventually sound and film material. It is intended, on the other hand, the development of research skills in the context of modern and contemporary history.