Sumários

Representações ibéricas da China no séc. XVI

14 Fevereiro 2025, 12:30 Ângela Vieira Domingues

O mapeamento dos percursos da informação  sobre a China e a sua disseminação na Península Ibérica. A existência de dois espaços privilegiados na absorção de conhecimento: Malaca e Macau (para Portugal) e Manila (para a Espanha). Os circuitos de circulação da informação: 1. Guang Dong - Macau - Malaca - Goa ou Cochim - Lisboa; 2. Fujian - Manila - México - Espanha. Roma como local de concentração deste conhecimento e centro decisório ligado à presença missionária e ao exercício do poder político. As mercadorias orientais: tecidos, sedas, porcelanas. Num primeiro momento, a valorização da informação de natureza prática e útil, transportada por mercadores e marinheiros; num segundo momento, a embaixada a Pequim de 1517-18. A prisão domiciliária dos embaixadores Tomé Pires e Fernão Tomé de Andrade e a observação de outras realidades chinesas: a política, a sociedade, os costumes, as cidades, a socialidade, a língua e o vocabulário. Um espaço civilizacional sofisticado e complexo que pode concorrer com o europeu. A intensificação da presença mercantil e infiltra-se em circuitos comerciais do interior da China. Um terceiro momento é constituído pela presença missionária na China; missionários e mercadores e a circulação do conhecimento até Lisboa e de Lisboa para a Europa. Lisboa como polo receptor de novidades sobre a China e ponto de transmissão e alteração da informação . Uma breve comparação com Espanha (aula ministrada por Pedro Lage Correia)


Fontes: Planisfério dito de Cantino (c. 1502); Tomé Pires, Suma Oriental; Cartas dos cativos de Cantão; Frei Gaspar da Cruz, Tratado das coisas da China (1569); João de Barros; Livro de cosmografia dos Chins; Juan Gonzalez de Mendoza (OSA), Historia del Gran Reyno de la China (1585)

Autores: Juan Gil


Aula de apresentação do seminário História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa. O conceito. Os critérios de avaliação

12 Fevereiro 2025, 12:30 Ângela Vieira Domingues

A organização do seminário: aulas teóricas, teórico-práticas e atendimento individual. A planificação das aulas: os temas e os convidados.

A avaliação: apresentação de trabalho escrito e apresentação oral; assiduidade; participação nas aulas

Regras do trabalho 1. trabalho escrito: ficheiro WORD; 10-12 pp.; TimesNewRoman, formato 12, espaçamento 1 1/2; inclui leituras bibliográficas e notas de pé-de-página; paginação no final da pág.; 2. apresentação oral: com PPT facultativo, c. 20m + 10 m para esclarecimentos/comentários

Data de entrega: até 06 de Junho.