Sumários
Análise SWOT
23 Abril 2025, 14:00 • Marta Pacheco Pinto
Análise SWOT (forças, oportunidades, fraquezas, ameaças) como exercício de autoavaliação. Cada estudante refletiu sobre o projeto científico selecionado e respetivo desempenho enquanto investigador(a) ou sobre o seu desempenho enquanto estagiário/a. Seguiu-se a partilha de cada (auto)análise SWOT com todo o grupo de estudantes.
Grupos de trabalho (estagiários e investigadores): discussão dos planos de trabalho
22 Abril 2025, 14:00 • Nuno Miguel Ribeiro de Medeiros
Grupos de trabalho (estagiários e investigadores): discussão dos planos de trabalho.
Research speed dating
21 Abril 2025, 14:00 • Marta Pacheco Pinto
Entrega das bibliografias corrigidas. Esclarecimento de dúvidas.
Planificação da entrega dos relatórios de estágio e da data prevista de respetiva discussão pública (cf. documento disponibilizado no e-learning).
Exercício de research speed dating, envolvendo duas voltas (rounds), de cerca de 15 minutos cada uma, em que os estudantes, organizados em pares ou minigrupos, seguiram um guião de perguntas (umas orientadas para estagiários, outras para investigadores) com vista a, por um lado, trocar ideias e referências e, por outro, a treinar competências de exposição oral a respeito dos estágios/projetos em curso e a capacidade de reação crítica às questões. Partilha de experiências.
Grupos de trabalho (estagiários e investigadores): partilha de temas, bibliografia e ideias
10 Abril 2025, 14:00 • Nuno Miguel Ribeiro de Medeiros
Grupos de trabalho (estagiários e investigadores): partilha de temas, bibliografia e ideias.
Revisão de bibliografias
9 Abril 2025, 14:00 • Marta Pacheco Pinto
Aula dividida em duas partes.
I. Ainda algumas práticas a observar na edição de texto em Word.
II. Sinais tipográficos usados em correção de provas entre pares. Exercício prático: os estudantes trocaram as bibliografias que elaboraram no âmbito dos projetos científicos e de estágio em curso e treinaram os seus conhecimentos de manuais de estilo (APA, Chicago, MLA) através da revisão/correção das bibliografias.