Sumários
Análise SWOT
23 Abril 2021, 09:30 • Marta Pacheco Pinto
A aula consistiu na realização de um exercício de autoavaliação: partindo do modelo de análise SWOT (forças, oportunidades, fraquezas, ameaças), os alunos refletiram sobre o seu desempenho enquanto ensaístas/investigadores ou estagiários. Cada aluno apresentou e partilhou com o grupo a respetiva autoanálise SWOT.
Monitorização dos trabalhos de estágio e de ensaio
22 Abril 2021, 11:00 • Marta Pacheco Pinto
Os ensaístas foram organizados em dois grupos de trabalho, no âmbito dos quais partilharam, leram e comentaram as conclusões dos seus ensaios. Simultaneamente, a docente reuniu-se com os estagiários, cujos trabalhos tem vindo a acompanhar e a quem prestou esclarecimentos vários. A docente inquiriu os ensaístas a respeito das apresentações de trabalho individual e os últimos momentos da aula foram reservados ao esclarecimento de dúvidas.
Promoção da integridade científica: consentimento informado
16 Abril 2021, 11:00 • Marta Pacheco Pinto
Dividiu-se a aula em dois momentos. No primeiro, concluiu-se o quarto ponto do programa sobre promoção da integridade científica através da discussão da importância do consentimento informado (dever de informação, confidencialidade e proteção de dados) como um dos principais pilares da ética em investigação. Explicaram-se procedimentos e analisou-se a minuta de consentimento informado disponibilizada na página web da FLUL. Alertou-se ainda para a existência de constrangimentos culturais ao consentimento informado. No segundo momento da aula, discutiram-se vários exemplos de frases com problemas de redação a evitar – uns de natureza gramatical, outros específicos do discurso académico.
Promoção da integridade científica: consentimento informado
16 Abril 2021, 09:30 • Marta Pacheco Pinto
Dividiu-se a aula em dois momentos. No primeiro, concluiu-se o quarto ponto do programa sobre promoção da integridade científica através da discussão da importância do consentimento informado (dever de informação, confidencialidade e proteção de dados) como um dos principais pilares da ética em investigação. Explicaram-se procedimentos e analisou-se a minuta de consentimento informado disponibilizada na página web da FLUL. Alertou-se ainda para a existência de constrangimentos culturais ao consentimento informado. No segundo momento da aula, discutiram-se vários exemplos de frases com problemas de redação a evitar – uns de natureza gramatical, outros específicos do discurso académico.
Monitorização dos trabalhos de estágio e de ensaio
15 Abril 2021, 11:00 • Marta Pacheco Pinto
Fizeram-se, primeiro, considerações gerais sobre problemas encontrados nas bibliografias submetidas para avaliação. De seguida, os ensaístas foram organizados em dois grupos de trabalho, no âmbito dos quais partilharam, leram e comentaram as suas introduções. Simultaneamente, a docente reuniu-se com os estagiários, cujos trabalhos tem vindo a acompanhar e a quem prestou esclarecimentos vários. A docente inquiriu os ensaístas a respeito das apresentações de trabalho individual e os últimos momentos da aula foram reservados ao esclarecimento de dúvidas.