Sumários
Continuação. Como fazer investigação na área da cultura e comunicação?
8 Fevereiro 2024, 14:00 • Nuno Miguel Ribeiro de Medeiros
Continuação. Como fazer investigação na área da cultura e comunicação? Definir um tema/problema. Pesquisa bibliográfica.
Da pesquisa bibliográfica à revisão da literatura
7 Fevereiro 2024, 14:00 • Marta Pacheco Pinto
Discussão das propostas de Diane Hacker e Nancy Sommers (“Thinking like a reseacher”, 2016) sobre como transformar um tema de investigação numa pergunta de investigação. Análise e comentário de perguntas e do tipo de respostas que exigem. Análise de títulos de trabalhos académicos e formulação de perguntas de investigação.
Identificação de repositórios, plataformas científicas e periódicos com utilidade para a investigação em Estudos de Cultura e Comunicação. Elenco de boas práticas quando se faz pesquisa bibliográfica e de sistemas (gratuitos) de gestão de referências bibliográficas (Zotero, EndNote e o próprio Microsoft Word).
Revisão da literatura: o que é, aspetos a observar e análise de exemplos.
Como fazer investigação na área da cultura e comunicação?
6 Fevereiro 2024, 14:00 • Nuno Miguel Ribeiro de Medeiros
Como fazer investigação na área da cultura e comunicação? Definir um tema/problema. Pesquisa bibliográfica.
Como fazer investigação na área da cultura e comunicação? Definir o tema de investigação
5 Fevereiro 2024, 14:00 • Marta Pacheco Pinto
A Inteligência Artificial: boas práticas éticas sobre como utilizar software de IA enquanto ferramenta de apoio à investigação académica.
Discussão dos princípios epistemológicos a observar quando se faz investigação na área da cultura e comunicação: ênfase nos princípios da neutralidade axiológica (Max Weber) e da amoralidade ética (Sigmund Freud), segundo os quais posicionamentos prescritivos e valorativos não têm lugar no discurso académico. Investigar não é julgar nem pode pressupor identificação com o objeto de estudo.
Elenco de boas práticas sobre como definir e circunscrever o tema de investigação e como avançar do tema para a identificação de uma pergunta, problema, tese e/ou hipótese de trabalho. Análise de títulos de trabalhos académicos e formulação de perguntas de investigação.
Promoção da integridade científica. Continuação
1 Fevereiro 2024, 14:00 • Nuno Miguel Ribeiro de Medeiros
Promoção da integridade científica: plágio e autoplágio. Consentimento informado.