Sumários

Teoria e metodologia em Estudos de Cultura e Comunicação (Intercultural)

12 Março 2025, 14:00 Marta Pacheco Pinto

Teoria (como se pensa) e metodologia (como se faz). 

Recapitulação de conceitos teóricos básicos no âmbito da investigação em Estudos de Cultura e Comunicação (Intercultural). Distinção entre metodologia (justificação/fundamentação para os procedimentos seguidos) e método científico (ferramentas para recolha e tratamento/análise de dados). Outras distinções básicas: abordagem dedutiva e indutiva (cf. Felipa dos Reis, “Método científico”, 2018); metodologia quantitativa e qualitativa. Sistematização das principais características que distinguem as três abordagens metodológicas apresentadas no texto “Questions of methodology” (2016), de Chris Barker e Emma A. Jane (abordagem etnográfica, abordagem interpretativa ou textual e teoria da receção). Inquéritos e entrevistas (cf. Reis 2018); corpus; estudo(s) de caso. A técnica de análise de conteúdo: constituição do corpus, codificação (o quê e como) e interpretação crítica (cf. Jane Stokes, “Content analysis”, 2013).


Conversa preliminar sobre temas de projeto científico

10 Março 2025, 14:00 Marta Pacheco Pinto

Aula dividida em duas partes.

1. Revisão da literatura: o que é, exemplos, literatura crítica fidedigna e boas práticas. 

2. Divisão da turma em grupos de trabalho. Conversa sobre tópicos, selecionados ou ainda hipotéticos, de projeto científico e sobre os planos de estágio curricular. Pesquisa bibliográfica em bases especializadas e repositórios académicos sobre os temas de projeto de investigação ou relatório de estágio. 


Da pesquisa bibliográfica à revisão da literatura

26 Fevereiro 2025, 14:00 Marta Pacheco Pinto

Discussão das propostas de Diane Hacker e Nancy Sommers (“Thinking like a reseacher”, 2016) sobre como transformar um tema de investigação numa pergunta de investigação. Análise e comentário de perguntas e do tipo de respostas que exigem. 

A importância de criar um cronograma para programar o trabalho de investigação e controlar o avanço no processo de pesquisa.

Identificação de repositórios, plataformas científicas e periódicos com utilidade para a investigação em Estudos de Cultura e Comunicação. Elenco de boas práticas quando se faz pesquisa bibliográfica e de sistemas (gratuitos) de gestão de referências bibliográficas (Zotero, EndNote e o próprio Microsoft Word). 

Revisão da literatura: o que é e aspetos a observar. 


Como fazer investigação na área da cultura e comunicação? Definir o tema de investigação

24 Fevereiro 2025, 14:00 Marta Pacheco Pinto

Consentimento informado: verificação da minuta de consentimento informado disponibilizada pela comissão de ética para a investigação da FLUL, https://www.letras.ulisboa.pt/pt/investigacao/comissao-de-etica-para-a-investigacao. Consentimento informado e sua relação com o elemento cultural. 

Investigar a partir de plataformas digitais e redes sociais digitais: dilemas éticos.

Investigar em Estudos de Cultura e Comunicação: interdisciplinaridade e relação com o mundo. O texto académico (argumentativo-demonstrativo). Discussão dos princípios epistemológicos a observar quando se faz investigação na área da cultura e comunicação: ênfase nos princípios da neutralidade axiológica (Max Weber) e da amoralidade ética (Sigmund Freud), segundo os quais posicionamentos prescritivos e valorativos não têm lugar no discurso académico. Investigar não é julgar nem pode pressupor identificação com o objeto de estudo. 

Elenco de boas práticas sobre como definir e circunscrever o tema de investigação e como avançar do tema para a identificação de uma pergunta, problema, tese e/ou hipótese de trabalho. Análise de títulos de trabalhos académicos e formulação de perguntas de investigação.


Promoção da integridade científica: plágio e autoplágio. Consentimento informado

20 Fevereiro 2025, 14:00 Nuno Miguel Ribeiro de Medeiros

Promoção da integridade científica: plágio e autoplágio. Consentimento informado.