Aula de trabalho prático: “abstracts”

25 Fevereiro 2021, 11:00 Marta Pacheco Pinto

A primeira meia hora de aula foi dedicada à clarificação de dúvidas quanto a pesquisa bibliográfica, ao ensaio e aos relatórios de estágio. De seguida, de modo a familiarizar os alunos com as várias possibilidades que existem de abstracts (resumos), distinguiram-se resumos estruturados de não estruturados e apresentaram-se exemplos de resumos em formato de vídeo. Através do recurso às salas simultâneas Zoom, organizou-se a turma em três grupos de trabalho que, a partir da leitura de vários resumos não estruturados (tanto de artigos científicos como de relatórios de estágio curricular), tiveram como tarefa determinar os elementos que compõem um resumo. (Antecipou-se assim, através de trabalho prático de análise comparativa, a aula teórica sobre as características de um resumo não estruturado.) Na última meia hora de aula, discutiram-se os vários exemplos dados para análise, identificando a contextualização, o enquadramento teórico-metodológico, as conclusões e o contributo ou relevância do estudo como as componentes principais de um resumo.