Unidade Curricular | Course Unit

Seminário/Estágio em Estudos de Cultura e Comunicação

Seminário/Estágio/Programa Internacional em Comunicação e Cultura

 

Código da Unidade Curricular | Course ID

LAC3.12995

 

ECTS | Credits

12 ECTS

 

Ciclo de Estudos | Level

1.º Ciclo | Undergraduate

 

Semestre | Semester

2.º Semestre | Spring Semester

 

Docente(s) | Instructor(s) 

Marta Pacheco Pinto (TP2)

Nuno Miguel Ribeiro de Medeiros (TP1)

 

Língua de ensino | Language of instruction

Português

 

Programa (na língua de ensino) | Course description (in language of instruction)

Esta unidade curricular visa dotar os estudantes de ferramentas teóricas e metodológicas relevantes para a elaboração de um dos seguintes objetos de avaliação final: relatório de estágio, decorrente da realização de um estágio curricular, ou artigo científico, resultante de um projeto de investigação autónoma e original no âmbito dos Estudos de Cultura e Comunicação. Os estudantes serão, deste modo, orientados quer na sua experiência de estágio curricular quer na seleção de um tópico de pesquisa focado, bem como acompanhados ao longo dos processos de preparação, estruturação e redação tanto do relatório como do artigo científico. 

 

1. Investigar em Estudos de Cultura e Comunicação

2. Metodologias do trabalho científico

2.1. Código de Conduta e de Boas Práticas da Universidade de Lisboa

2.1.1. Princípios

2.1.2. Plágio e auto-plágio

2.1.3. Consentimento informado

 

2.2. Como fazer investigação na área da cultura e comunicação?

2.2.1. Definir um tema/problema

2.2.2. Pesquisa bibliográfica

2.2.3. Recursos eletrónicos

2.2.4. Fases do trabalho – da ideia à escrita (moldura conceptual, estado da arte, metodologia)

 

2.3. Discurso científico

2.3.1. Principais características

2.3.2. Géneros: resumo (abstract e palavras-chave), artigo científico e relatório

2.3.3. Mecanismos enunciativos

2.3.4. Notas de rodapé e citações

2.3.5. Normas de referenciação bibliográfica (Chicago, MLA)

 

3. Análise SWOT como estratégia de (auto)avaliação

4. Competências de comunicação oral

4.1. Estratégias de apresentação oral

4.2. Preparação de PowerPoint

 

Avaliação (na língua de ensino) | Grading and Assessment (in language of instruction)

A avaliação é contínua. Na avaliação dos estudantes-estagiários, seguir-se-á o Regulamento de Estágios Curriculares da FLUL. O relatório de estágio é apresentado no fim e discutido em sessão pública. Para os estudantes que optem pela redação de um artigo científico (de 5.500 a 6.500 palavras), a avaliação terá por base a realização de três pequenos exercícios escritos (20 %), que consistirão em diferentes fases de preparação do trabalho final, e a elaboração, apresentação e discussão pública do respetivo artigo científico (80 %).

 

Bibliografia (selection) | Readings (selection)

Barker, Chris, e Emma A. Jane. 2016. Cultural Studies: Theory and Practice. 5.ª ed. Londres, Thousand Oaks & Nova Deli: SAGE Publications.

Bell, Judith. 2010. Como Realizar um Projecto de Investigação: um guia para a pesquisa em ciências sociais e da educação. Revisão científica de José Machado Pais. Tradução de Maria João Cordeiro. 5.ª ed. [Lisboa]: Gradiva.

Saukko, Paula. 2003. Doing Research in Cultural Studies. An Introduction to Classical and New Methodological Approaches. Londres, Thousand Oaks & Nova Deli: SAGE Publications.

Yin, Robert K. 2003. Case Study Research: Design and Methods. 3.ª ed. Londres, Thousand Oaks & Nova Deli: SAGE Publications.