Unidade Curricular

Seminário/Estágio em Estudos de Cultura e Comunicação

Código da Unidade Curricular: LAC3.12995

ECTS: 12

Ciclo de Estudos: 1.º Ciclo

Semestre: 2.º Semestre

Docente: Nuno Medeiros (TP2)

Língua de ensino: português

Programa

Esta unidade curricular visa dotar os/as estudantes de ferramentas teóricas e metodológicas relevantes para a elaboração de um dos seguintes objetos de avaliação final: relatório de estágio, decorrente da realização de um estágio curricular, ou artigo científico, resultante de um projeto de investigação individual no âmbito dos Estudos de Cultura e Comunicação. Os/as estudantes serão, deste modo, orientados/as quer na sua experiência de estágio curricular quer na seleção de um tópico de pesquisa focado, o qual permitirá o desenvolvimento de uma investigação autónoma e original, bem como acompanhados ao longo dos respectivos processos de preparação, estruturação e redação.

1. Investigar em Estudos de Cultura e Comunicação

2. Metodologias do trabalho científico

2.1. Código de Conduta e de Boas Práticas da Universidade de Lisboa

2.1.1. Princípios

2.1.2. Plágio e auto-plágio

2.1.3. Consentimento informado

2.2. Como fazer investigação na área da cultura e comunicação?

2.2.1. Definir um tema/problema

2.2.2. Pesquisa bibliográfica

2.2.3. Recursos electrónicos

2.2.4. Fases do trabalho – da ideia à escrita (moldura conceptual, estado da arte, metodologia)

2.3. Discurso científico

2.3.1. Principais características

2.3.2. Géneros: resumo (abstract e palavras-chave), artigo científico e relatório

2.3.3. Mecanismos enunciativos

2.3.4. Notas de rodapé e citações

2.3.5. Normas de referenciação bibliográfica (Chicago, MLA – Modern Language Association)

3. Análise SWOT como estratégia de (auto)avaliação

4. Competências de comunicação oral

4.1. Estratégias de apresentação oral

4.2. Preparação de PowerPoint

Avaliação

A avaliação é contínua. Na avaliação dos/as estudantes-estagiários/as, seguir-se-á o Regulamento de Estágios Curriculares da FLUL. O relatório de estágio é apresentado no fim e discutido em sessão pública. Para os/as estudantes que optem pela redação de um artigo científico (de 5.500 a 6.500 palavras), a avaliação terá por base a realização de três pequenos exercícios escritos (20 %), que consistirão em diferentes fases de preparação do trabalho final, e a elaboração, apresentação e discussão pública do respetivo artigo científico (80 %).

Bibliografia (selecção)

Barker, Chris, e Emma A. Jane. 2016. Cultural Studies: Theory and Practice. 5.ª ed. Londres, Thousand Oaks & Nova Deli: SAGE Publications.

Bell, Judith. 2010. Como Realizar um Projecto de Investigação: um guia para a pesquisa em ciências sociais e da educação. Revisão científica de José Machado Pais. Tradução de Maria João Cordeiro. 5.ª ed. [Lisboa]: Gradiva.

Eco, Umberto. 2019 [1977]. Como Se Faz Uma Tese em Ciências Humanas. 21.ª edição. Lisboa: Editorial Presença.

Moreira, António, Patrícia Sá, e António Pedro Costa, coords. 2021. Reflexões em Torno de Metodologias da Investigação, 3 vols. [Aveiro]: Universidade de Aveiro.

Saukko, Paula. 2003. Doing Research in Cultural Studies. An Introduction to Classical and New Methodological Approaches. Londres, Thousand Oaks & Nova Deli: SAGE Publications.