Sumários
Análise crítica de abordagens historiográficas
26 Dezembro 2018, 16:00 • Maria Leonor Garcia da Cruz
"A Ação Integralista Brasileira: um caso de polícia?" de João Rameres Regis – apresentação da problemática e observações críticas por Enio Martins, seguido de diálogo alargado em equipa, com comparação com movimentos, ideologias e envolvimentos sociais em Portugal.
Debate em equipa sobre pesquisas em desenvolvimento
19 Dezembro 2018, 16:00 • Maria Leonor Garcia da Cruz
Participou em “Reflexões historiográficas” no âmbito de Seminários Imagética e Conexões Mundiais (CH-ULisboa e CICP) de 06-12-2018 o doutorando Fernando Ribeiro.
Exposição seguida de debate de Mohamed El Attar sobre Marroquinos, turcos e europeus no Mediterrâneo do século XVI, estratégias internas e relações internacionais.
Perspectivas a valorizar nos trabalhos de Ana Gabriela Figueiredo (comunidades estrangeiras) e de Fernando Ribeiro. Reflexão sobre os conceitos de memória e de identidade.
Debate em equipa sobre conteúdos temáticos de pesquisas
5 Dezembro 2018, 16:00 • Maria Leonor Garcia da Cruz
Houve, entretanto, anúncio da realização de uma prova de doutoramento em História Moderna na FLUL subordinada ao tema "A comunidade judaico-portuguesa de Hamburgo entre 1652 e 1682", de Hugo Martins, marcada para 27 de Novembro (terça-feira) às 14h30 na Sala de Actos, tendo por arguentes principais José Alberto Tavim (CHUL) e Ana Isabel Buescu (UNL). Participou uma doutoranda.
Anúncio em aula e no forum redes (a 02-12-2018) de uma outra actividade extracurricular de interesse: X sessão – “Reflexões historiográficas” no âmbito de Seminários Imagética e Conexões Mundiais (a investigação em coordenação com os três ciclos de ensino superior), coordenação científica de Maria Leonor García da Cruz (Univ. Lisboa) e Maria de Deus Beites Manso (Univ. Évora), organização do Centro de História da Universidade de Lisboa e do Centro de Investigação em Ciência Política (CICP/U.Évora e U.Minho) no dia 6 de Dezembro de 2018, FLUL - sala Instituto Fernão Lopes, 15h - 17h30. A docente participou com comunicação sobre “Globalização nos primórdios da Era Moderna: configurações e limites em leituras historiográficas” e outros participantes sobre história jesuítica, história indígena e sobre história ambiental. https://sites.google.com/site/imagetica0flul/seminarios-imagetica-e-conexoes-mundiais
Com a presença também de Pedro Nazaré Pereira, Ana Gabriela Figueiredo e Fernando Ribeiro debateram tópicos temáticos a partir das suas pesquisas individuais e de intervenções realizadas no XXXVIII Encontro da APHES “O Género na História Económica e Social”.
Rescaldo de participação em Colóquio internacional
21 Novembro 2018, 16:00 • Maria Leonor Garcia da Cruz
Contou-se com a presença de quatro doutorandos em variadas sessões do XXXVIII Encontro da APHES “O Género na História Económica e Social”, participantes activos nos respectivos debates. Ana Gabriela Figueiredo foi, aliás, comunicante com o tema “O papel das mulheres criptojudias, na preservação das práticas religiosas judaicas, século XIX /XX. Uma leitura do jornal Ha-Lapid ( O Facho)”. A docente participou igualmente como chair de uma sessão e comunicante noutra com o tema “Perspectivas da Mulher no Renascimento”. Sobre observações críticas a algumas comunicações discorreu Enio Martins em sessão de trabalho do Seminário, em diálogo com a docente.
Participação no XXXVIII Encontro da APHES “O Género na História Económica e Social”
14 Novembro 2018, 16:00 • Maria Leonor Garcia da Cruz
Após incentivo por email geral de 04-11-2018 à prática de inventariação bibliográfica para cada tema específico das diferentes pesquisas em desenvolvimento, e à escolha de material para discussão em equipa, anunciou-se a substituição de data da sessão de trabalho de dia 14-11-2018 pela participação voluntária dos doutorandos no XXXVIII Encontro da APHES “O Género na História Económica e Social” a ter lugar nos dias 16 e 17 de Novembro de 2018: https://aphesencontro2018.weebly.com/ a fim de usufruírem de estudos actualizados de História económica e social e poderem vir a efectuar uma recensão em aula e no forum redes de comunicações a salientar pelo benefício retirado para a investigação.