Sumários

Avaliação

25 Outubro 2018, 10:00 Anabela Proença Gonçalves

1. Esclarecimento de dúvidas.

2. Realização da 1.ª ficha de avaliação.


Léxico: exercícios práticos

23 Outubro 2018, 10:00 Anabela Proença Gonçalves

Resolução de exercícios sobre classes e subclasses de palavras.


A relação entre léxico e sintaxe

18 Outubro 2018, 10:00 Anabela Proença Gonçalves

1. Propriedades gerais do léxico e sua relação com a sintaxe.

2. Classes e subclasses de palavras.
2.1. Classes fechadas e classes abertas; palavras gramaticais e palavras funcionais.
2.2. Critérios para a identificação de classes e subclasses de palavras: a insuficiência de critérios meramente semânticos ou meramente morfológicos; a importância da distribuição para a identificação de classes e subclasses de palavras.


Argumentação em sintaxe

16 Outubro 2018, 10:00 Anabela Proença Gonçalves

1. Argumentos empíricos: a importância da construção dos paradigmas e dos contrastes de gramaticalidade adequados.

2. Exemplificação da argumentação em sintaxe: a incorporação de uma análise em constituintes.
3. Início da resolução de um exercícios de aplicação - condições que determinam os padrões de colocação dos clíticos em português europeu.


Dados empíricos e argumentação em sintaxe

11 Outubro 2018, 10:00 Anabela Proença Gonçalves

1. Correção do TC.2. Dados empíricos e argumentação em sintaxe:2.1. A sintaxe como ciência empírica; aplicação do método científico na análise das línguas.2.2. Base da argumentação em sintaxe: os dados da teoria e os dados empíricos; a importância da construção de paradigmas adequados aos fenómenos em observação.2.3. Fontes de dados: os dados da introspeção, os dados recolhidos através de tarefas experimentais e os dados recolhidos de corpora.2.4. Avaliação dos dados: gramaticalidade, aceitabilidade e adequação. 2.5. Exemplo de argumentação: incorporação de uma hipótese que considere a combinação de palavras em constituintes. Colocação do problema e da hipótese.