Sumários
Formas de classificação das línguas naturais (continuação) – Classificação tipológica
23 Fevereiro 2021, 12:30 • Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo
1.Formas de classificação das línguas naturais (continuação) – Classificação tipológica: apresentação, a título ilustrativo, de alguns parâmetros de classificação tipológica das línguas baseados em aspetos de natureza sintática e morfossintática.
2. Realização de uma ficha de exercícios sobre a matéria lecionada nas últimas aulas. Esclarecimento de dúvidas apresentadas pelos alunos.
Formas de classificação das línguas naturais – Classificação genética
19 Fevereiro 2021, 12:30 • Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo
O estudo comparativo das línguas naturais. A procura dos princípios comuns a todas as línguas e a explicação das diferenças entre as línguas. As noções de Gramática Universal e Gramática Particular.
Formas de classificação das línguas naturais – Classificação genética: as noções de protolíngua, línguas cognatas, famílias de línguas; limitações da classificação genética relativamente à explicação das semelhanças e diferenças gramaticais entre as línguas: (i) observação de dados de línguas que pertencem a uma mesma família, mas que se comportam de forma diferente relativamente a certos fenómenos gramaticais; (ii) observação de dados de línguas que pertencem a famílias diferentes, mas que se comportam da mesma forma relativamente a certos fenómenos gramaticais.
Férias de Carnaval
16 Fevereiro 2021, 14:00 • Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo
Férias de Carnaval
Férias de Carnaval
16 Fevereiro 2021, 12:30 • Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo
Férias de Carnaval
Aspetos ilustrativos do conhecimento sintático interiorizado dos falantes (continuação)
12 Fevereiro 2021, 12:30 • Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo
1. Apresentação sumária de alguns aspetos que ilustram o conhecimento sintático interiorizado dos falantes (continuação): dependências sintáticas resultantes de movimento de constituintes. A noção de movimento sintático como ponto de partida para a análise sintática de frases em que não ocorre a ordem de palavras básica.
2. Realização de uma ficha de exercícios sobre a matéria lecionada nas últimas aulas. Esclarecimento de dúvidas apresentadas pelos alunos.