Sumários
Representação de estruturas argumentais
11 Novembro 2016, 10:00 • Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo
Representação das estruturas argumentais dos predicadores, com base nas seguintes informações sintáticas e semânticas: (i) número de argumentos selecionados; (ii) natureza categorial dos argumentos; (iii) função semântica / papel temático dos argumentos; (iv) restrições de seleção semântica impostas pelo predicador aos argumentos.
Realização de exercícios de aplicação da matéria lecionada.
O Léxico e as propriedades das palavras (continuação): estruturas argumentais
9 Novembro 2016, 10:00 • Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo
O Léxico e as propriedades das palavras (continuação).
Estruturas argumentais – as noções de predicação, predicador, argumento e adjunto:
1. Distinção entre verdadeiros argumentos, argumentos por defeito e argumentos sombra.
2. Distinção entre argumentos e adjuntos.
O Léxico e as propriedades das palavras: classes (e subclasses) de palavras
4 Novembro 2016, 10:00 • Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo
O Léxico e as propriedades das palavras.
Classes (e subclasses) de palavras – critérios para a sua classificação:
1. Critérios nocionais. Limitações da utilização deste tipo de critérios.
2. Critérios morfológicos. Limitações da utilização deste tipo de critérios.
3. Critérios sintáticos. As noções de distribuição (sintática) e equivalência distribucional.
A argumentação em Sintaxe
2 Novembro 2016, 10:00 • Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo
A argumentação em Sintaxe. Realização de um exercício de argumentação com base num fenómeno de natureza sintática – a organização das palavras de uma frase em unidades estruturais a que se chama constituintes:
1. Apresentação do problema.
2. Colocação de uma hipótese.
3. Observação e descrição de dados linguísticos (utilização de operações de substituição, deslocação e inserção; observação de expressões estruturalmente ambíguas).
4. Validação da hipótese colocada.
Ficha de avaliação
28 Outubro 2016, 10:00 • Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo
1. Esclarecimento de dúvidas apresentadas pelos alunos.
2. Realização da primeira ficha de avaliação.