Sumários

Representação de estruturas argumentais

11 Novembro 2016, 10:00 Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo

Representação das estruturas argumentais dos predicadores, com base nas seguintes informações sintáticas e semânticas: (i) número de argumentos selecionados; (ii) natureza categorial dos argumentos; (iii) função semântica / papel temático dos argumentos; (iv) restrições de seleção semântica impostas pelo predicador aos argumentos.

Realização de exercícios de aplicação da matéria lecionada.


O Léxico e as propriedades das palavras (continuação): estruturas argumentais

9 Novembro 2016, 10:00 Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo

O Léxico e as propriedades das palavras (continuação).

Estruturas argumentais – as noções de predicação, predicador, argumento e adjunto:

 1. Distinção entre verdadeiros argumentos, argumentos por defeito e argumentos sombra.

2. Distinção entre argumentos e adjuntos.


O Léxico e as propriedades das palavras: classes (e subclasses) de palavras

4 Novembro 2016, 10:00 Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo

O Léxico e as propriedades das palavras.

Classes (e subclasses) de palavras – critérios para a sua classificação:

1. Critérios nocionais. Limitações da utilização deste tipo de critérios.

2. Critérios morfológicos. Limitações da utilização deste tipo de critérios.

3. Critérios sintáticos. As noções de distribuição (sintática) e equivalência distribucional.


A argumentação em Sintaxe

2 Novembro 2016, 10:00 Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo

A argumentação em Sintaxe. Realização de um exercício de argumentação com base num fenómeno de natureza sintática – a organização das palavras de uma frase em unidades estruturais a que se chama constituintes:

1. Apresentação do problema.

2. Colocação de uma hipótese.

3. Observação e descrição de dados linguísticos  (utilização de operações de substituição, deslocação e inserção; observação de expressões estruturalmente ambíguas).

4. Validação da hipótese colocada.


Ficha de avaliação

28 Outubro 2016, 10:00 Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo

1. Esclarecimento de dúvidas apresentadas pelos alunos.

2. Realização da primeira ficha de avaliação.