SINTAXE, 2023-2024

Docentes:
S1, TP1 - Madalena Colaço
S2, TP2 - Anabela Gonçalves e Madalena Colaço
S2, TP3 - Madalena Colaço

Ciclo de estudos: 1º
Número de créditos: 6
Língua de ensino: português

Objetivos: 
Esta unidade curricular constitui uma introdução ao estudo dos princípios que presidem à construção das frases das línguas naturais, com particular ênfase no português. Pretende-se que os alunos identifiquem a forma como as palavras se combinam nas frases e nos constituintes das frases. Procura-se desenvolver a capacidade de analisar dados linguísticos, de descrever contrastes relevantes com uma metalinguagem adequada e de discutir hipóteses de tratamento de problemas.

Conteúdos: 
1. Da produção linguística à reflexão sobre a língua: o conceito de frase; classificação genética e classificação tipológica das línguas; dados empíricos e argumentação em sintaxe. 
2. Do léxico à sintaxe: classes e subclasses de palavras; estruturas argumentais. 
3. As frases como sequências ordenadas de constituintes: análise em constituintes; estrutura interna dos constituintes; funções sintáticas de constituintes oracionais e não oracionais; ordem de palavras; tipos de frases.

Avaliação:
A avaliação é contínua e a classificação baseia-se nos seguintes 
elementos obrigatórios:
- 1 teste intercalar (45%)
- 1 teste final (45%)
- participação relevante em aula (10%)

Bibliografia fundamental:
Bosque, I. & Gutiérrez-Rexach, J. (2008). Fundamentos de Sintaxis Formal. Madrid: Askal.
Eliseu, A. (2008). Sintaxe do Português. Lisboa: Caminho.
Mateus, M. H. M., Brito, A. M., Duarte, I., Hub Faria, I., Frota, S., Matos, G., Oliveira, F., Vigário, M & Villalva, A. (2003). Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.
Peres, J., & Móia, T (1995). Áreas Críticas da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.
Raposo, E. P., Bacelar do Nascimento, M. F., Coelho da Mota, M. A., Segura, L. & Mendes, A. (Eds.) (2013). Gramática do Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

N.B.: No decorrer do semestre, será aconselhada bibliografia mais específica para os fenómenos em estudo.