Unidade Curricular | Course Unit
Seminário de Investigação |
Código da Unidade Curricular | Course ID
CDI6.555920 |
ECTS | Credits
6 |
Ciclo de Estudos | Level
2º |
Semestre | Semester
1º |
Docente(s) | Instructor(s)
Carlos Guardado da Silva |
Língua de ensino | Language of instruction
Português |
Programa (na língua de ensino) | Course description (in language of instruction)
Os conteúdos programáticos são selecionados e desenvolvidos de acordo com os trabalhos de projeto e projetos de investigação dos alunos. |
Avaliação (na língua de ensino) | Grading and Assessment (in language of instruction)
Tendo presente os objetivos da UC, as aulas são teórico-práticas, permitindo expor os conteúdos, discutindo-os e cruzando as diversas metodologias, em função dos conteúdos, assim como dos interesses dos alunos. Os dois momentos formais de avaliação, (apresentação oral e escrita do projeto final), com a ponderação de 40% e 60% respetivamente, permitem ao docente avaliar a aquisição de competências, em virtude dos objetivos da UC. |
Bibliografia (selection) | Readings (selection)
Albitz, B., Avery, C & Zabel, D. (ed.) (2014). Rethinking collection development and management. Libraries unlimited; Eastwood, T. & MacNeil, H. (ed.) (2016). Correntes atuais do pensamento arquivístico. UFMG; Heymann, L. & Nedel, L. (ed.) (2018). Pensar os arquivos: uma antologia. FGV; Lima, G. A. (ed.) (2018) Bibliotecas Digitais: novas tendências na navegação em contexto. Editora Interciência; Mariz, A. C. A. (2012). A informação na Internet: Arquivos públicos brasileiros. FGV. Para além da bibliografia já indicada ao longo do primeiro ano relativa às práticas e métodos de investigação, a bibliografia a recomendar depende de cada um dos projetos a desenvolver pelos alunos. |