Docente: Carlos Guardado da Silva
Construção e discussão do Programa: objetivos, conteúdos e bibliografia em conjunto com os alunos; seleção do(s) tema(s) de investigação;
Apresentação do plano de aulas (com indicação de leituras preparatórias);
Avaliação da Unidade Curricular: discussão com os alunos – fixação e data: elementos (trabalhos e/ou exercícios escritos), momentos (c/ registo das datas) e critérios de avaliação.
Hora de atendimento semanal, presencial, na sala do Programa em Ciências da Documentação e Informação, (terça-feira-16-18h)Avaliação: Participação oral (10%), 1º trabalho (50%), 2º trabalho (40%).
Bibliografia Sumária:
Albarello, L., Dignefe, F., Hiernaux, J.-P., Maroy, C., Ruquoy, D. & Saint-Georges, P. (2005) Práticas e métodos de investigação em ciências sociais. 2.ª ed. Lisboa: Gradiva.
Campenhoudt, L. V. ; Marquet, J. & Quivy, R. ; (2019) – Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa : Gradiva.
Coutinho, Clara Pereira (2015) – Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas : teoria e prática. 2.ª ed. reimp. Coimbra : Almedina.
Ghiglione, R. ; Matalon, B.(1992) - O inquérito: teoria e prática. Oeiras : Celta.
Gonçalves, P. Sónia, Marques, Célio, (eds.) – Manual de Investigação Qualitativa: Conceção, Análise e Aplicações. Lisboa : FCA, 2021.
Hill, M.; Hill, A. B. (1992) – Investigação por questionário. Lisboa : Silabo.
Tuckman, B. W. (2012) – Manual de Investigação em educação…. 4.ª ed.. Lisboa : FCG.
Williamson, K. & Johanson, Graeme (eds.) (2018). Research Methods : Information, Systems, and Contexts. 2nd ed. Chandos Publishing, Cambridge (United States).
YIN, Robert K. (2001) – Estudo de caso : planejamento e método. 2.ª ed. [já na 5.ª ed. 2015]. Porto Alegre: Bookman.