Sumários
Protocolos de investigação e escrita académica
16 Outubro 2024, 15:30 • Marta Pacheco Pinto
Estado da arte (ou revisão da literatura): em que consiste, o que incluir e boas práticas a observar. Leitura e discussão de exemplos extraídos de trabalhos académicos (de mestrado e de doutoramento).
Enquadramento teórico, metodologia e corpus de trabalho: distinção entre teoria, metodologia e método. Considerações sobre a área de Estudos Comparatistas. Exercício prático envolvendo a consulta de trabalhos defendidos recentemente.
Apresentação dos temas/ideias para projecto de mestrado
9 Outubro 2024, 15:30 • Marta Pacheco Pinto
Apresentações de 5 a 10 minutos de cada tema/ideia para projecto de mestrado (Catarina Verdugo; Laura Pereira; Mariana Rosado; Thalyta Siqueira; Ye Yuan). Comentários e feedback por parte dos doutorandos e da docente.
Protocolos de investigação e escrita académica
2 Outubro 2024, 15:30 • Marta Pacheco Pinto
Síntese da aula anterior e tipos de comparação. A literatura comparada pelo filtro da inteligência artificial: análise de imagens geradas por este tipo de software.
O discurso académico: tipo de discurso e tipologias de texto. Dissertação vs. tese. Do tema ou problema de investigação à questão orientadora (tipos de perguntas de investigação), a(s) hipótese(s) de investigação e a tese. A importância de criar rotinas de trabalho e de planificar o trabalho de investigação (elaboração de cronogramas).
Estudos Comparatistas: reflexões sobre a área científica
25 Setembro 2024, 15:30 • Marta Pacheco Pinto
Aula dividida em duas partes.
Parte I: apresentação do Centro de Estudos Comparatistas e do seu modo de organização, que reflecte as principais tendências de investigação na área da comparada. Discussão de reflexões várias sobre a prática comparatista (o que significa comparar, porque se compara). Reflexão em torno de uma entrevista recente a Susan Bassnett por Z. Cha, “Where is Comparative Literature going: an interview with Professor Susan Bassnett” (2016).
Parte II: realização de dois exercícios práticos. (1) Consulta dos catálogos recentes de duas colecções académicas no âmbito da literatura comparada (Routledge e Brill) e identificação de principais tendências de investigação. (2) Com base na leitura e preparação prévia de um excerto do romance Rakushisha, de Adriana Lisboa (2007/2009), os estudantes propuseram dois problemas de investigação possíveis de âmbito comparatista.
Introdução ao Seminário de Investigação
18 Setembro 2024, 15:30 • Marta Pacheco Pinto
Aula dividida em duas partes.
Parte I: palestra de abertura do novo ano académico no âmbito do Programa em Estudos Comparatistas – “Entre Música e Literatura: E.T.A. Hoffmann e a recepção de Beethoven” por Mário Videira (Uni. São Paulo).
Parte II: apresentação da docente e dos estudantes, seguida de explanação do âmbito do seminário, bem como dos respectivos conteúdos programáticos, objectivos, planificação, elementos de avaliação e regras de funcionamento.
Os conteúdos programáticos incluem: 1. Estudos Comparatistas: reflexões sobre a área científica; 2. Protocolos de investigação e escrita académica; 3. Ética e integridade científica; 4. Práticas de comunicação científica; 5. Mercado de trabalho e emprego científico.
Os elementos de avaliação consistem em:
– Assiduidade, participação nas actividades de aula e intervenção oral regular (voluntária e construtiva) nas aulas;
– Apresentação (1) do tema ou ideia para o projecto de mestrado em 5 a 8 min (09 Out.);
– Apresentação (2) do projecto de mestrado em 10 min (06 Nov.);
– Elaboração de uma bibliografia comentada do projecto de dissertação (27 Nov.);
– Recensão (700 a 1.000 palavras) de obra relevante para o projecto de dissertação (18 Dez.);
– Apresentação oral do projecto de dissertação, com submissão prévia de resumo, palavras-chave e proposta de índice da respectiva dissertação (08 Jan.).
Os elementos de avaliação escritos serão todos submetidos por via do e-learning, onde se dão as instruções para a realização de cada um. O horário de atendimento tutorial está agendado, preferencialmente por via Zoom, para 5.ª das 11.30 às 12.30 (cf. informação disponibilizada no e-learning).
Informações práticas sobre impressos e regulamento de avaliação do curso de mestrado em Estudos Comparatistas.