Sumários

Redes sociais e comunidades de prática

11 Abril 2025, 15:30 Hugo Canelas Cardoso

- Variação e mudança linguística (conclusão):


a) Modelos de difusão: o modelo de onda, nas suas manifestações geográficas, estilísticas e sociais; o modelo gavitacional;
b) Difusão de inovações: a curva em S.

- Redes sociais:

a) Definição e métodos de observação;
b) Densidade.


Realização da Ficha 3.

9 Abril 2025, 15:30 Maria Celeste Matias Rodrigues

Realização da Ficha 3.


Variação e mudança linguística

8 Abril 2025, 15:30 Hugo Canelas Cardoso

- Variação etária e mudança linguística (conclusão):

a) Perfis de variação: a mudança ao longo da vida (lifespan change), a gradação etária (age-grading) e a mudança comunitária - Sistematização.

- Variação e mudança linguística:

a) A relação entre mudança diacrónica e variação sociolinguística: o caso da oposição entre fricativa e africada em português;
b) Mudanção linguística como inovação e difusão de variantes: discussão do artigo "Há crianças portuguesas que só falam 'brasileiro'".


Realização das Ficha I e II

7 Abril 2025, 15:30 Maria Celeste Matias Rodrigues

Realização das Ficha I e II.


Idade e mudança linguística

4 Abril 2025, 15:30 Hugo Canelas Cardoso

- Sociolinguística e género (conclusão):

a) A natureza da "linguagem feminina": as observações de Robin Lakoff;
b) A performatividade da identidade (de género);
c) Pesquisa linguística com indivíduos transgénero: exemplo.

- Variação etária e mudança linguística:

a) Estudar a mudança linguística: estudos de tempo real (estudos de painel e estudos de tendência) e de tempo aparente;
b) Perfis de variação: a mudança ao longo da vida (lifespan change).

TPC: Ler o artigo "Há crianças portuguesas que só falam 'brasileiro'" (disponível na página da UC) para discussão em aula.