Ficha de Unidade Curricular

 

Caracterização da Unidade Curricular

1. Duração

 

Semestral.

 

 

2. Horas de trabalho

 

336

 

 

3. Créditos ECTS

 

12 ECTS

 

 

 4. Designação da unidade curricular [ PT ]

 

Seminário de Orientação I (Doutoramento)

 

 

4. Designação da unidade curricular [ EN ]

 

Supervision Seminar I (PhD)

 

 

 5. Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)  [ PT ]

 

Independentemente da área de especialização e do tópico escolhido, uma Tese de Doutoramento deve apresentar um nível académico adequado ao 3º ciclo de estudos. Na avaliação da sua qualidade há os seguintes pontos a considerar:

a)       Pertinência e originalidade do tópico investigado;

b)      Formulação adequada a um trabalho académico (linguagem, estrutura e estilo);

c)       Capacidade de análise crítica do tópico escolhido;

d)      Capacidade de análise critica das fontes de informação utilizadas;

e)       Integração correcta da literatura secundária na argumentação desenvolvida;

f)       Capacidade de investigação autónoma demonstrada durante a investigação e a orientação.

g)      Contribuição inédita e original para a área de estudos.

.

O seminário de Orientação I está focado na definição do tópico, no campo bibliográfico e na estrutura do trabalho. Pretende-se que as/os doutorandas/os possam:

 

1.       Identificar o seu principal foco de investigação;

2.       Situar o seu tópico de tese no campo dos Estudos de Teatro e de Performance;

3.       Mapear alguma da bibliografia relevante;

4.       Desenvolver metodologias de trabalho que contribuam para o sucesso da sua investigação;

5.       Redigir resumidamente o argumento principal da sua tese e identificar as palavras-chave;

6.       Reagir (reescrevendo, revendo) aos comentários e sugestões apresentados por colegas e docentes;

7.       Argumentar e fazer sugestões válidas para as investigações de colegas.

 

 

5. Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) [ EN ]

 

A PhD Thesis in any field of expertise must be of an appropriate academic level. In assessing its quality, the following items should be taken into consideration:

a) Relevance and originality of the research question.
b) Appropriate academic language use, structure, and style.

c) Critical analysis of the chosen topic.
d) Critical analysis of source materials.
e) Integration of secondary literature into the argument.
f) Degree of independence displayed during the research and supervision process.

g) Original contribution for the field of studies.


The Supervision Seminar I is focused on the definition of the research topic, the bibliographic field, and the structure of the Thesis. It is intended that the students will be able to:

 

1.       identify their main research focus.

2.       situate their thesis topic in the field of Theatre and Performance Studies.

3.       map some of the relevant bibliography.

4.       develop working methodologies that will contribute to the success of their research.

5.       Briefly write the main argument of your thesis and identify the keywords.

6.       react in moments of discussion of their topic.

7.       argue and make valid suggestions for colleagues’ research.

 

 

 

6. Conteúdos programáticos  [ PT ]

 

Tratando-se de um Seminário de Orientação, parte-se do princípio de que o seu programa seguirá o desenvolvimento do trabalho dos participantes. Será pedido, no início do semestre, uma primeira versão, ainda curta, do que imaginam que possa ser a sua Tese (ou Projecto), trabalhando-se, ao longo do semestre, a partir dessa exposição de modo a potenciar a investigação e o argumento.

 

Pretende-se que, no final do semestre, as/os doutorandas/os sejam capazes de redigir, em cerca de 3000 palavras, o argumento principal, bem como de apresentar um índice estruturado e uma bibliografia desenvolvida.

 

Para esse efeito, será pedida todas as semanas a execução de tarefas que serão depois discutidas entre todos. Estas podem ser fichas de leitura de artigos ou livros, análise de espetáculos, relatórios de processos artísticos, cronogramas, listas bibliográficas ou índices.

 

 

 

6. Conteúdos programáticos  [ EN ]

 

 

As this is a Supervision Seminar, it is assumed that the program will follow the development of the participants’ work. At the beginning of the semester, they will be asked to write a first draft, still short, of what they imagine their PhD thesis might be, and throughout the semester they will work based on this presentation to enhance their research and argument.

 

The aim is that, by the end of the semester, the PhD students will be able to write the main argument in about 3000 words, as well as to present a structured table of contents and a developed bibliography.

 

To this end, they will be asked each week to carry out tasks that will then be discussed among themselves. These can be reading sheets for articles or books, performance analysis, reports on artistic processes, timelines, bibliographical lists, or indexes.

 

 

 7. Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular [ PT ]

 

 Os conteúdos programáticos pretendem contribuir para o aprofundamento e desenvolvimento das primeiras ideias de tese das/os doutorandas/os. Para esse efeito, as tarefas semanais abrangem tanto a escrita de ensaios ou resumos, como de análises e críticas de objetos literários, teóricos e artísticos de diferentes disciplinas.

 

É função da/o docente responsável orientar as/os estudantes na escrita e exposição dos argumentos, fornecimento de bibliografia e promoção de espaço de discussão que contribua para o aprofundamento do tópico de investigação. Será dado particular foco às exigências da redação académica, familiarizando-se as/os estudantes com a produção científica nas áreas que se revelem do seu interesse.

 

Será também pedido às/aos participantes o acompanhamento do trabalho dos colegas, de modo a potenciar a discussão e o desenvolvimento da sua capacidade argumentativa e expositiva.

Incentivar-se-á a autonomia de investigação, preparando as/os estudantes para a redação da Tese ou Projecto.

 

 

7.Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular [ EN ]

 

 

The syllabus is intended to contribute to the deepening and development of the students’ first thesis ideas. To this end, the weekly assignments include writing essays or summaries, as well as analyses and critiques of literary, theoretical, and artistic objects from different disciplines.

 

It is the task of the responsible teacher to guide students in the writing and exposition of arguments, to provide bibliography and to promote a space for discussion that contributes to the deepening of the research topic. Focus will be given to the requirements of academic writing, familiarizing the students with the scientific production in the areas of their interest.

 

Participants will also be asked to follow the work of their colleagues to enhance discussion and the development of their argumentative and expository skills. Research autonomy will be encouraged, preparing students for the writing of the Thesis or Project.

 

 

 

8.      Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico [ PT ]

 

O seminário caracteriza-se pela conjugação de momentos expositivos e períodos de discussão em grupo, sendo fundamental a leitura prévia dos trabalhos decorrentes das tarefas sugeridas pela/o docente responsável. Em algumas sessões, serão convidados professores, investigadores ou artistas que discutirão com as/os doutorandas/os, as investigações e trabalhos.

 

Será também sugerido às/aos estudantes uma variedade de metodologias de investigação que proporcione uma perspetiva atualizada sobre o campo de estudo da sua investigação. Estas metodologias são coerentes com os objetivos de aquisição de conhecimentos relevantes para o reconhecimento da investigação já realizada no âmbito dos interesses das/os estudantes, estimulando-se o desenvolvimento da capacidade de análise, reflexão, argumentação e investigação autónoma.

 

 

 

 8. Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico [ EN ]

 

The seminar is characterized by the combination of lectures and periods of group discussion, being fundamental the previous reading of the works resulting from the tasks suggested by the teacher in charge. In some sessions, professors, researchers, or artists will be invited to discuss with the students their research and work.

 

Students will also be offered a variety of research methodologies to provide an up-to-date perspective on the field of study of their research. These methodologies are coherent with the objectives of acquisition of knowledge relevant to the recognition of the research already carried out within the scope of the students' interests, stimulating the development of the capacity for analysis, reflection, argumentation, and autonomous research.

 

 

9. Avaliação  [ PT ]

 

Os métodos de ensino e avaliação obedecem ao disposto no Regulamento de Avaliação dos Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

 

Serão pedidos vários trabalhos escritos curtos em diferentes formatos, nomeadamente:

- sinopse do argumento da Tese ou Projecto;

- título e palavras-chave da Tese ou Projecto;

- pesquisa bibliográfica e apresentação de listas bibliográficas para cada tópico selecionado;

- ficha de leitura de algumas das obras ou artigos mencionados;

- análise de obras e o seu enquadramento no argumento da Tese ou Projecto;

- exposição e respetiva apresentação oral mais desenvolvida de um tópico da Tese ou Projecto;

- trabalho final que reflita o progresso e percurso do trabalho ao longo do semestre.

 

As/Os doutorandas/os serão avaliadas/os no final com a aprovação ou reprovação, entendendo-se como requisitos a capacidade de desenvolvimento do argumento da Tese ou Projecto ao longo do semestre.

 

Será dada especial atenção à redação nos trabalhos escritos, bem como à capacidade de exposição nos momentos das apresentações orais e das discussões subsequentes.

 

 

9. Avaliação  [ EN ]

 

Teaching and evaluation methods are in accordance to the Student Evaluation Regulations of the Faculty of Arts and Humanities of the University of Lisbon.

 

Several short written assignments in different formats will be requested, namely:

- synopsis of the argument of the dissertation or report.

- title and keywords of the dissertation or report.

- bibliographic research and presentation of bibliographic lists for each selected topic.

- reading record of some of the works or articles mentioned.

- analysis of works and their framework in the argument of the dissertation or report.

- presentation and more developed oral presentation of a topic of the dissertation or report.

- final paper reflecting the progress and course of the work throughout the semester.

 

Students will be evaluated at the end with a pass or fail grade, the requirements being the ability to develop the argument of the dissertation or report throughout the semester.

 

Special attention will be given to the composition of the written work, as well as to the capacity of exposition in the oral presentations and subsequent discussions.

 

 

 10. Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular  [ PT ]

 

A combinação de momentos de discussão com momentos de escrita permite o desenvolvimento e aprofundamento dos argumentos das/os doutorandas/os. O encontro semanal, a partilha de pesquisas, a troca de informação e a orientação do docente contribui para uma metodologia que privilegia o diálogo e a discussão, com o objetivo de contribuir para uma crescente segurança e autonomia da/o estudante relativamente ao tema da sua Tese ou Projecto, ajudando-a/o a identificar o principal foco de investigação.

 

Nesse sentido, o Seminário de Orientação I entende a orientação como momento fundamental para o envolvimento das/os estudantes num projeto de investigação que se tornará mais sólido com o avanço do semestre e com a pesquisa bibliográfica que será incentivada.

 

Conhecendo-se algum afastamento de estudantes nesta área de estudo das exigências académicas e científicas, será dada particular relevância aos trabalhos escritos, procurando-se fornecer instrumentos e metodologias que capacitem as/os doutorandas/os e permitam desenvolver as suas capacidades de redação.

 

Os ensaios curtos proporcionam às/aos estudantes a possibilidade de expor e discutir as suas leituras dos textos em estudo, treinando estratégias de argumentação e permitindo o reconhecimento de dificuldades. O trabalho final, devidamente acompanhado e discutido durante o processo de pesquisa e redação, reforça a autonomia da/o estudante no tratamento dos conteúdos bem como a capacidade de os relacionar com os seus interesses de investigação.

Será feito um acompanhamento próximo e individualizado durante o semestre, capaz de atender às especificidades de cada projeto e assim ajudar cada doutoranda/o a desenvolver metodologias de trabalho próprias que se adequem ao seu perfil.

 

Estas metodologias contribuem para uma maior capacidade de enfrentar as dificuldades que se irão apresentar durante a redação da tese de doutoramento.

 

 

 

10. Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular [ EN ]

 

The combination of moments of discussion with moments of writing allows the development and deepening of the arguments of the students. The weekly meeting, the sharing of research, the exchange of information and the professor's guidance contribute to a methodology that privileges dialogue and discussion, with the aim of contributing to the student's growing confidence and autonomy regarding the theme of his/her thesis or Project, helping him/her to identify the main research focus.

 

In this sense, in this seminar supervision is understood as a fundamental moment for the student's involvement in a research project that will become more solid as the semester progresses and with the bibliographical research that will be encouraged.

 

As students in this area of study are known to be somewhat removed from the academic and scientific demands, particular relevance will be given to the written work, with an attempt being made to provide instruments and methodologies that enable the students to develop their writing skills.

 

The short essays provide students with the opportunity to present and discuss their readings of the texts under study, training argumentation strategies and allowing for the recognition of difficulties. The final paper, duly accompanied and discussed during the research and writing process, strengthens the student's autonomy in dealing with the content as well as her/his ability to relate it to her/his research interests.

 

There will be a close and individualized follow-up during the semester, capable of meeting the specificities of each project and thus helping each student to develop his/her own working methodologies that suit his/her profile.

 

These methodologies contribute to a greater capacity to face the difficulties that will present themselves during the writing of the doctoral thesis.

 

 

 11. Bibliografia de consulta/existência obrigatória  [ PT ]

 

A bibliografia do Seminário de Orientação I é pensada, a cada semestre, de acordo com os tópicos de estudo das/os participantes e do seu percurso de investigação. Sugerir-se-á tanto a leitura de outras Teses, como de ensaios científicos publicados em revistas peer review que possam ser relevantes para os tópicos discutidos. Além disso, consoante as referências bibliográficas apresentadas pelas/os estudantes, será também pedida a leitura, apresentação e descrição de algumas dessas obras.

 

11. Bibliografia de consulta/existência obrigatória  [ EN ]

 

The bibliography of the Supervision Seminar I is designed, each semester, according to the topics of study of the participants and their research path. We will encourage reading other doctoral theses as well as scientific essays published in peer review journals that may be relevant to the topics discussed. Furthermore, depending on the bibliographical references presented by the students, they will also be asked to read, present, and describe some of these works.

 

 12. Observações [ PT ]

 

Este Seminário e os seus conteúdos serão ajustados consoante os interesses de investigação das/os estudantes.

Este seminário decorre durante o terceiro semestre enquanto se desenvolve a investigação para a Tese.

O conhecimento da língua inglesa é requerido.

Tempo de atendimento de alunos: uma hora semanal.

 

12. Observações [ EN ]

 

This seminar and its contents will be adjusted according to the research interests of the doctoral students.

This seminar takes place during semester 3 while research for the Thesis is being carried out.

Knowledge of the English language is required.

Office hours: one hour weekly.

 

 

 

 

 

 


Anexos