A questão da singularidade e da censura do corpo - Trabalho de Fabiana Mercadante

26 Abril 2019, 14:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

 

ABRIL                                   6ª FEIRA                               13ª AULA                             

 

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Fabiana Mercadante regressou do seu programa Erasmus + em Montpellier e foi-lhe concedida uma aula (2:45) para nos elucidar sobre o seu projecto de doutoramento em curso. A aluna enviou aos colegas e a mim diversos materiais que considera importantes para a compreensão do assunto do seu relatório que intitulou: Censored body (in performance) between Latin culture and pluralism. A focus on Italian Culture in a PaR[1] perspective through intermedia artistic experimentation.

Eis os materiais:

- Dr.Rashmi M. Shetkar S-VYASA University, Creative Singularity in Self, Division of Yoga & Humanities, Jan. 2016, pp. 35-37.

- Agha Fahad*, Asad Ali Khan*, Huma Babar*, Midhat Aamir*, Rabbiya Tariq*, Shahbaz Ahmed Alvi*+*Aligarh Institute of Technology, Sir Syed University of Engineering and Technology, Artificial Intelligence and Technological Singularity, 2 páginas, PDF.

- Summary: Artistic Research – Pier Paolo Pasolini, 1 página e um terço.

- AMANDA ESPEZEL, Bachelor of Fine Arts, University of Alberta, 2007, A Support Paper for M.F.A. Thesis Submitted to the School of Graduate Studies of the University of Lethbridge in Partial Fulfillment of the Requirements for the Degree, [MASTER OF FINE ARTS, ART], Department of Art, University of Lethbridge, LETHBRIDGE, ALBERTA, CANADA © Amanda Espezel, 2011, pp. 1-56.

- Fabiana Mercadante, L’histoire réécrite à travers le corps2: la singularité dans la narration historique. Focus sur la condition féminine dans le sud de l'Italie entre les années 1950 et la fin des années 1990, 2019, 8 páginas.

- Fabiana Mercadante, Relatório dos progressos: Censored body (in performance) between Latin culture and pluralism. A focus on Italian Culture in a PaR perspective through intermedia artistic experimentation. Seminário de Orientação II.

Na impossibilidade de nos pôr em contacto com os seus referentes teóricos que iria apresentar em power point, e que não conseguiu por inoperância dos meios tecnológicos á disposição, a aluna optou por fazer uma exposição livre orientada. Apesar de se ter preparado com algum cuidado e de revelar progresso na investigação, Fabiana Mercadante articulou a apresentação com exemplos, aspecto positivo a salientar, mas que por vezes nos fizeram perder o rumo da sua apresentação. Pudemos, no entanto, interrogá-la sobre as nossas dúvidas que a aluna procurou esclarecer.

O assunto de trabalho da Fabiana – Os corpos censurados através da performance - com estudo de caso referenciado no sul de Itália pareceu-nos ser muito pertinente e acreditamos que havendo espaço para uma boa fundamentação teórica integrada e explorada de forma sistemática, ela poderá fornecer à aluna boas pistas de investigação futura. Também não temos dúvida de que a sua estadia em França e na Alemanha lhe terá fornecido acesso a metodologias adequadas à prossecução da sua pesquisa e escrita da Dissertação de Doutoramento.

O tempo de que dispusemos não foi suficiente para apurarmos com pormenor os resultados da exposição feita. O conjunto de documentos era também demasiado vasto e disperso para que pudéssemos apurar, por exemplo, da validade e limites do conceito de singularidade, um objectivo prioritário da Fabiana.

É bem provável que o excesso de questões tratadas nos tenha desviado para lateralidades que nos submergiram perante tanta informação. Talvez resida aqui um aspecto que deverá ser tido em conta pela aluna e que diz respeito à capacidade de optar. Nem sempre é benéfico inundar o leitor com muita documentação. Numa apresentação de âmbito geral podem ser fornecidos os elementos que dizem respeito ao trabalho em progresso (teóricos seguidos, perspectivas de análise, áreas científicas) e num momento seguinte escolhem-se um ou dois aspectos para discussão com os interlocutores. Assim, a nossa capacidade de atenção ficará circunscrita e poderá produzir melhor colaboração para os fins pretendidos.

 

2 Le corps a cessé d'être l'ennemi de la connaissance à l'ère moderne, c'est-à-dire qu’il a cessé de constituer l'antithèse de la psyché comprise à la fois comme âme et esprit.

 

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[1]     PaR (Practice as Research) is the term used to indicate a practice of study based on doing as a method of investigation. This method comes from the reflection on the research methodology in the field of the arts.
Currently the PaR approach is increasingly studied and used in various fields of knowledge, especially in pedagogy. Creative work and learning based on play and art, would have a great impact on modal learning of reality: knowledge as the possibility of imagining scenarios and hypothesizing strategies of action.