Em orientação
1 Fevereiro 2019, 14:00 • Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes
FEVEREIRO 6ª FEIRA 1ª AULA
1
1. São um pequeno grupo de investigadores que preparam as suas dissertações de doutoramento em fase ainda inicial. Quase todos eles já têm designados os seus orientadores e co-orientadores escolhidos livremente. Neste contexto o presente seminário tem a função de abrir espaço de diálogo, com cada um e nas suas áreas de trabalho e, ao mesmo tempo, levar a debate todo e qualquer assunto relacionado com as respectivas investigações.
O grau de profundidade dos diálogos terá de ter sempre em conta que os interlocutores saberão menos do que o próprio doutorando, o que não põe em causa que a qualidade das intervenções possa vir a surpreender todos e cada um.
Considerado o Seminário de Orientação II um fórum aberto para distintos debates, serão sempre considerados com a devida antecedência os tópicos para preparação em casa e futura apresentação em aula.
2. Nesta primeira aula, e exactamente por ser a primeira, optámos por fazer uma exposição colectiva sobre o trabalho de cada um em desenvolvimento na presente fase. Já com os temas de tese registados Marineide Câmara e Isabel Menezes fizeram breves exposições respectivamente sobre «Memória dos desacontecimentos do Teatro no Maranhão no séc. XIX» e sobre «Dramaturgia Portuguesa do séc. XXI». Tão distintos no tempo e no espaço, estes objectos de trabalho parecem privilegiar visões históricas do teatro de que nos tentaremos aproximar à medida que as alunas nos forem trazendo problemas decorrentes das respectivas pesquisas e reflexões. Solicitá-las-emos para virem a terreiro exactamente porque como menos conhecedores dos conteúdos e metodologias dos seus trabalhos, poderemos questioná-los onde as próprias investigadoras não tiverem ainda descoberto razões para esse questionamento. Esta é uma das funções deste seminário que se destina a fazer do imprevisto um instrumento produtivo.
Andrés Jurado ainda não registou a sua tese por razões que se prendem com o facto de, ao contrário das suas colegas, ter chegado ao curso de doutoramento um semestre mais tarde. Já lhe foram atribuídos, na área da tutoria, um orientador e uma co-orientadora que o deverão apoiar com regularidade na evolução das suas pesquisas. Com ele questionámo-nos sobre a necessidade de apresentar uma bibliografia até esta fase de investigação, mas sobretudo quisemos frisar o propósito de uma definição de um campo de estudos (na área da antropologia, sociologia da ciência, estudos espaciais, entre outros, com organização de um banco de imagens muito férteis e que acompanham neste momento já a pesquisa em curso referenciada pelo menos por um estudo de caso – a situação da estação espacial de Korou na Guiana Francesa.
3. Na sequência das exposições dos alunos pedi-lhes que apresentassem um resumo em português e inglês dos seus trabalhos na actual fase. Todos cumpriram com envio de textos que foram analisados, comentados e avaliados.
Existem novas propostas para um futuro próximo relativamente a pequenas tarefas, como por exemplo, a constituição de um índice do trabalho. Prosseguiremos com a liberdade de acção que cada trabalho permitir e também com outras propostas que os próprios alunos ou possamos trazer para a aula.
Prevemos a apresentação e comentário de gravuras do séc. XIX relacionadas com o estudo de Marineide Câmara, vamos querer ler textos da Isabel Menezes, veremos filmes propostos por Andrés Jurado, iremos ao teatro em conjunto sob minha proposta.
4. Num quadro tão diversificado ainda não nos debruçámos especificamente sobre a avaliação. Sabemos já que até 10 de Maio os alunos deverão entregar os seus relatórios finais. Voltaremos a esta rubrica quando for possível reunir os cinco alunos deste seminário. Fabiana Mercadante encontra-se em França em Erasmus+, integrando a turma em Abril. Rita Miranda é trabalhadora-estudante e para ela iremos procurar a melhor solução possível.
5. Integramos o Programa em Estudos de Teatro – Seminário de Doutoramento, criado pelas Professoras Doutoras Catarina Firmo e Maria João Brilhante, em que participaremos sempre que algum dos nossos alunos seja designado para fazer uma apresentação, ou quando os temas e oradores forem do nosso interesse.