Em torno da leitura, da voz e da empatia
12 Abril 2019, 14:00 • Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes
ABRIL 6ª FEIRA 11 ª AULA
12
A aula de hoje decorreu na sala 1.26, no âmbito do seminário PET – seminário geral de doutoramento, durante a qual o doutorando João Henriques fez a apresentação de um documento escolhido por si sobre empatia e leitura. Tratou-se de um texto de David Miall, Enacting in Literary Reading apresentado como capítulo que pertence ao livro Shellekens, E. & Goldie, P. (Eds (2011), The Aesthetic Mind: Philosophy and Psychology, Oxford and New York: Oxford University Press, pp.285-298.
A exposição do aluno procurou sensibilizar-nos para questões que relacionam a leitura silenciosa com aquilo que as personagens despertam no leitor. A sua posição foi posteriormente adequada a um nível de leitura individual executado por actores que podem contar com a sua colaboração especializada enquanto director vocal. Este segundo nível de leitura adequado ao trabalho cénico e independentemente das metodologias utilizadas no trabalho com o leitor-actor, propicia a descoberta de relações emocionais e de comportamentos associados à emissão da palavra e também à voz.
Trata-se de um campo investigativo muito pertinente, não só pela sua aplicação prática no trabalho com actores e cantores, talvez o espaço de investigação mais promissor, mas também pela abertura a diversas áreas do conhecimento como, por exemplo, as neurociências aplicadas às humanidades.