Progressos e amadurecimento de ideias

10 Maio 2019, 14:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

 

MAIO                                    6ª FEIRA                               15ª AULA                             

10

 

Saída de Campo não anunciada em aula mas aproveitada pela aluna Rita Miranda. Exposição Cérebro – Mais vasto que o céu, Fundação Calouste Gulbenkian, 3 de Maio, pelas 18:30.

 

Reunimos pela última vez em espaço de seminário para escutarmos relato de cada um dos alunos sobre o avanço das suas investigações e preparação do relatório final.

Não esteve presente Sajjad Yarifiroozabadi por entretanto já ter regressado ao Irão. Os restantes alunos tiveram uma participação eficaz e demonstraram entusiasmo ao expressarem as alterações por que optaram em relação aos seus estudos de doutoramento, ao longo do semestre, e que tornaram mais exequíveis as propostas de trabalho que actualmente executam.

Verificámos que nem sempre foi possível que todos os doutorandos se inteirassem dos assuntos e temas em estudo a cargo de cada um dos alunos e que constituíam material de trabalho das sessões de seminários. As propostas de leitura de capítulos de obras do interesse dos próprios, exposições-ensaio dedicadas ao assunto escolhido para a dissertação de doutoramento, materiais vários como vídeos, diapositivos em série, como por exemplo power points despertaram muitas vezes curiosidade nos observadores-participantes que até interrogaram o respectivo apresentador com perguntas pertinentes.

Aceitemos que o esforço geral pode não ter sido optimizado. Uma pergunta, porém, se nos coloca: com que verdadeira qualidade podemos contribuir para um trabalho sério que nasce de seis distintas áreas de trabalho? E elas foram: da dramaturgia contemporânea portuguesa do séc. XXI, ao teatro político na cidade de Lisboa (e de São Paulo) entre 2017 e 2019, às companhias portuguesas de teatro que aportaram à cidade de São Luís do Maranhão no séc. XIX, ao corpo como espaço de censura e sua singularidade na performance, à dança ritualística e religiosa conhecida como Ta’ziyeh no Irão, ao performer-astronauta em deriva no globo terráquio.

Poderíamos ter tido um leque de propostas menos diversa. Teria sido mais fácil o diálogo entre nós. Não foi isso que aconteceu e talvez nos tenhamos enriquecido com aquilo com que deparámos e que nos solicitou quase sempre trabalho sério mesmo sem as melhores condições.

 

São agora aguardados os relatórios finais (até 15 de Maio), prevendo-se o lançamento de notas (Portal Fenix) até 31 de Maio. Nesse dia haverá uma breve reunião com os alunos (pelas 13 horas no espaço ao ar livre junto ao restaurante de entrada do EC da FLUL) em jeito de balanço da nossa actividade semestral.

 

Aulas previstas em Maio – 2

Aulas dadas em Maio – 2

 Saída cá dentro - 0

Saída cultural – 1

 

Total de aulas previstas entre Fevereiro e Maio -15

Total de aulas dadas entre Fevereiro e Maio - 15

Saídas culturais - 4

Saídas cá dentro - 0

 

FIM DO SEGUNDO SEMESTRE