Ronda pelos trabalhos em curso
22 Fevereiro 2019, 14:00 • Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes
Saída de campo: Assistência a um ensaio das óperas O Castelo do Barba Azul e Voz Humana de Béla Bartók, em produção do CCB, na noite de 28.2.2019 entre as 19:00 e as 22:00
Recebemos hoje mais um aluno de doutoramento, a saber: SAJJAD YARIFIROOZABADI, estudante iraniano inscrito e em frequência, que ficará connosco até finais de Abril.
Procurámos enquadrá-lo nos nossos trabalhos e propostas, passando a usar a língua inglesa sempre que o assunto lhe diga directamente respeito.
Sajjad apresentou de forma breve o seu campo de investigação: «In a few days, you will have summary-like of recent activities around my investigation and then a kind of comparative-analytical paper about the discussion which had upon distance and proximity, similarity and difference between Ta'zeyh and Lips of Thomas performed by Marina Abramovic.»
Os colegas inquiriram-no para melhor perceberem o que tinham as tragédias da paixão no Irão associadas ao conceito de Ta'zeyh a ver com a performer internacionalmente conhecida pelo seu radicalismo político e estético, Marina Abramovic. Aguardaremos esclarecimentos por escrito para breve.
O restante tempo de seminário foi dividido com os alunos até agora regulares, especificamente Andrés Jurado, que prosseguiu com as explicações e ligações que tinham ficado por apresentar.
Tornou-se para nós claro o âmbito investigativo do trabalho do aluno a partir do pronunciamento do título (ainda que provisório) atribuído ao seu estado: Bem-vindos conquistadores interplanetários e do espaço sideral.
O aluno propôs aos colegas e a mim duas leituras suplementares que faremos até 8 de Março para com ele dialogarmos.
https://www.macba.cat/uploads/20081110/QP_16_Sanchez.pdf
O trabalho do aluno Andrés orienta-se por diversas épocas trans-históricas analisáveis à luz de contexto histórico mas projectando-se muito para além dele. Foram trazidos diversos exemplos de imagens para que nos pudéssemos integrar na sua perspectiva.
Marineide Câmara referiu com brevidade o seu trabalho a apresentar no Seminário de Orientação Geral e que se ocupa de material relativo ao séc. XIX relacionado com o Teatro no Maranhão, Brasil. Tendo nós discutido com a aluna exemplos de imagens que agora estarão sistematizadas, foi breve a nossa intervenção a este propósito.
Isabel Leitão optou por não comentar as anotações que entendi fazer à sua investigação sobre dramaturgia portuguesa entre 2001 e 2018 que li em documento enviado pela aluna. Talvez possamos voltar a este assunto em breve.
Prossegue o acompanhamento à distância e presencial a Rita Miranda que tem como área de pesquisa o teatro político no Brasil e em Portugal na contemporaneidade.
Aulas previstas em Fevereiro – 4 |
Aulas dadas em Fevereiro – 4 |
Saídas culturais – 1 |