Seminário Geral de Doutoramento PET - Marineide Câmara

1 Março 2019, 14:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

MARÇO                               6ª FEIRA                              5ª AULA   

 

1

A sessão de seminário de hoje decorreu no âmbito do Seminário Geral de Doutoramento PET, tendo a aluna Marineide Câmara apresentado os resultados da sua pesquisa a propósito da revista A FLECHA, editada em São Luís do Maranhão no final do séc. XIX.

Interpelámos a investigadora sobre o enquadramento político-económico que terá gerado este tipo de publicação e que, segundo ela, justificará o aparecimento de um teatro burguês, de inspiração europeia.

Ocupámo-nos do detalhe de algumas das imagens de capa e de interior propostas por Marineide Câmara, sugerimos a organização das mesmas a partir de uma metodologia criada como identificação de classes que assistiam aos espectáculos anunciados em função dos espaços que ocupavam no teatro, propusemos um melhor acompanhamento da figura do indígena cuja função primária é a de “dar uma flechada” nos assuntos tratados. A escolha do indígena neste contexto terá, do nosso ponto de vista, de ser enquadrada politica e culturalmente dentro do relacionamento social da própria cidade, à época já bastante miscigenada.

Sugerimos à investigadora a escrita de um índice de trabalho que a possa ir ajudando a estruturar as várias tarefas em curso, por exemplo, a delimitação e importância dos conteúdos de A FLECHA. Nem todas essas rubricas estão relacionadas com o Teatro.

Sugerimos ainda leitura de pensamento de autores europeus dessa época que mantém com a observação da sociedade burguesa uma postura crítica mas de refinamento poético-literário, como é o caso de Walter Benjamin.

Outros autores constam já da bibliografia de Marineide Câmara, incluindo autores da contemporaneidade.

A pesquisadora deseja desenvolver neste seu trabalho e a partir dos materiais que já tem, uma perspectiva das ausências que esta revista propõe. Pareceu-nos interessante este tópico e aguardaremos por futuro desenvolvimento do mesmo.