1.Nome da unidade curricular
Seminário de Orientação II
2.Ciclo de estudos
3º
3.Docente responsável e respectivas horas de contacto na unidade curricular (preencher o nome completo)
Maria João Monteiro Brilhante (15h)
4.Outros docentes e respectivas horas de contacto na unidade curricular
Qualquer um dos docentes do Programa pode assumir a responsabilidade desta unidade curricular
5.Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
- Criar as bases essenciais à elaboração da dissertação: preparação do plano, calendarização dos trabalhos e selecção e organização da bibliografia;
- Desenvolver aptidões de estruturação do trabalho
- Desenvolver aptidões de escrita ensaística
5.Learning outcomes of the curricular unit
- To provide the basic skills for writing a dissertation, such as setting up the research plan, scheduling their work, and selecting and organizing a bibliography;
- To develop the ability to structure the research work
- To increase the skills of essay writing
6.Conteúdos programáticos
Os conteúdos serão conformes à especificidade do trabalho de investigação de cada um dos orientandos.
6.Syllabus
The contents will depend on, and respond to, the specific research work of each student
7.Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
Na medida em que os conteúdos são estabelecidos de acordo com a sua adequação à singularidade do trabalho de cada um dos orientandos, estes estarão em permanente reflexão e avaliação das escolhas feitas, de modo a construirem e testarem as ferramentas e metodologias que melhor levem à prossecução do seu plano de investigação
7.Demonstration of the syllabus coherence with the curricular unit's objectives
As the contents are established on the premise of their adequacy to each student's individual work, they will be continually pondered and assessed in order to develop and test the tools and methods that best serve the students' research plans.
8.Metodologias de ensino (avaliação incluída)
1. Acompanhamento tutorial e discussão individual de questões específicas do trabalho de investigação em desenvolvimento;
2. Acompanhamento tutorial na preparação de trabalhos a apresentar publicamente (congressos, colóquios, simpósios), na redacção de artigos destinados à publicação, já que alguns estudantes, pela natureza do seu trabalho, estarão desenvolvendo a sua pesquisa doutoral em projectos de investigação do CET.
A avaliação terá em conta o cumprimento do calendário de trabalhos (40 %) e a apresentação dos trabalhos acordados (fichas de leitura, planos, recolha bibliográfica, etc.) (60%)
8.Teaching methodologies (including evaluation)
1. Tutoring follow-up and discussion of issues that are specific to each research work in progress;
2. Tutoring follow-up for the preparation of papers (submitted to conferences and colloquia) and articles for publishing, as some of the students will be developing their research in any of the CET’s research projects.
The evaluation will examine the work schedule (40 %) and the pre-established assignments (reading summaries, plans, bibliography collection etc.) (60%)
9.Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
O acompanhamento tutorial proporciona a interrogação sobre questões científicas e metodológicas específicas de um trabalho de investigação.
A preparação de trabalhos a apresentar publicamente e a redacção de artigos destinados à publicação promoverão capacidades de organização do pensamento e de comunicação, desenvolvendo o sentido crítico.
9. Demonstration of the coherence between the teaching methodologies and the learning outcomes
Tutoring follow-ups foster the discussion of the scientific and methodological topics associated to a research work.
The preparation of papers for public presentation or publishing will encourage the development of communication skills, analytical thinking, and critical thinking.
10.Bibliografia
A bibliografia será estabelecida de acordo com a especificidade do trabalho de cada estudante.
Bibliography will be established in accordance to the specificity of the student’s work.