Nós e a planificação do fim de semestre

20 Abril 2020, 10:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

 

ABRIL                                   4ª FEIRA                      11 ª AULA

 

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A sessão de hoje, que corresponde oficialmente à aula de dia 20 de Abril, teve por objectivo combinar com os alunos as melhores soluções para apresentação informal dos seus trabalhos finais a partir de aspectos integrantes dos seus índices de trabalho para a escrita da tese de doutoramento.

Considerando que temos duas aulas ainda à nossa disposição, sugeri a divisão dos alunos em pequenos grupos, atribuindo a cada um meia hora para a exposição do seu assunto. Reservaremos um tempo de discussão para cada proposta, não devendo esse tempo exceder meia hora para cada caso.

A proposta foi aceite e a organização dos grupos obedeceu aos interesses dos alunos, mas também às suas disponibilidades profissionais e emocionais.

Tendo em conta que a maioria dos alunos deste seminário vem da América do Sul, constatei, como aliás já antes o fizera, que algumas alunas estão a ser afectadas pela distância em relação aos seus familiares mais directos e revelam também graves preocupações financeiras.

Perante este quadro tão difícil, especialmente para estas estudantes, resolvi criar com todos os alunos um horizonte de ritmos de produção que permitisse a entrega dos trabalhos finais dentro de um quadro possível a cada um.

Tal como hoje conseguimos encontrar um consenso para a distribuição das apresentações, acertámos que os ensaios finais iriam sendo entregues a partir de 15 de Maio com alguma flexibilidade, aquela de que eu precisarei também para produzir as avaliações.

Os alunos organizam-se entre si e farão o envio dos trabalhos de modo sequencial. Este tempo de intervalo entre cada um e que está sempre a ser aproveitado, porque o material para leitura me vai chegando, determinará o reconhecimento de que haverá vários ritmos na redacção e entrega do trabalho final.

Estas propostas são possíveis porque entre os alunos existe um clima de amizade e confiança que os faz identificar prioridades e condições de realização dos colegas, sendo por isso criado um entendimento de tolerância e responsabilização.

Estou em crer que este Seminário de Orientação II se tornou numa experiência pedagógica e científica com características singulares. O respeito que temos uns pelos outros criou um sentimento de justiça por todos compreendido e aceite.