Organizando o lugar de cada um
3 Fevereiro 2020, 10:00 • Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes
FEVEREIRO 2ª FEIRA 2ª AULA
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Começo por referir um lapso que aconteceu na nossa primeira aula e que me diz directamente respeito. Talvez ele de certo modo se possa relacionar com o contexto emocional em que ocorreu.
Na reposição da verdade, expôs o seu projecto de doutoramento e na fase actual de investigação a aluna Consuelo Toral e não a aluna Luana Proença como na altura afirmei. Luana Proença fê-lo, sim, mas no dia de hoje. Luana Proença investiga, pratica e ensina Teatro do Improviso e foi sobre esse assunto que dissertou de forma entusiasta questionando-se sobre o domínio da improvisação entre o que se aprende como preparação e o que se executa.
Karla Aguilera dedicou a sua exposição a questões relacionadas com corporalidade, sua prática artística e compreensão. Pareceu a aluna dominar a matéria exposta, se bem que alguma surdez de que padeço me tivesse impedido de a ter interrogado como seria desejável. Solicitarei Karla Aguilera, que se exprime em castelhano, a articular melhor as frases que diz e a falar um pouco mais alto como ajuda.
João Henriques não chegou a apresentar o estado da sua investigação, parecendo até preocupado com aspectos relacionados com orientação e co-orientação. Conversámos um pouco sobre essa matéria. Tendo o aluno feito no passado ano lectivo seminário que orientei, e havendo nessa altura uma alegria imensa pela investigação sobre voz que realizava e pratica como professor, surpreendeu-me o seu estado de desânimo. Voltaremos ao ponto em que ficou a conversa a fim de apurarmos como vai a investigação propriamente dita e quais as estratégias utilizadas pelo aluno nesta actual fase de trabalho.
Escutaremos, assim, na próxima aula, João Henriques e Cintya Floriani, os dois alunos a quem queremos fazer perguntas sobre o respectivo processo investigativo em curso. Ficará deste modo completa a fase de apresentação oral das matérias que investigam presentemente.
Aguardo os envios de síntese do trabalho investigativo até agora realizado por cada um, em duas línguas, e de índice de trabalho de todos os alunos. Trata-se de uma sistematização dos aspectos e pontos fortes apresentados oralmente para que fique registado o nosso ponto de partida. Na posse destes elementos será o acesso ao trabalho científico e artístico de cada um objectivamente facilitado permitindo um melhor acompanhamento de cada situação.
Aguardamos o envio do novo programa do PET – seminário de doutoramento - para integrarmos nas nossas unidades lectivas as actividades propostas nessa programação de formação avançada.