Recomeço após interrupção forçada

23 Março 2020, 10:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

MARÇO                                2a FEIRA                               8ª AULA

 

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Retomámos as nossas aulas na 4ª feira, dia 26. Desta vez por Skype.

A nossa actividade on-line considerou três momentos distintos.

1. Interessou-me conhecer a realidade que marca actualmente a vida das alunas, todas elas estrangeiras e provenientes de países da América do Sul. Apesar das dificuldades inerentes ao facto de que as habituais rotinas foram interrompidas de uma forma lapidar, verifiquei que todas as alunas têm consciência de que é preciso não perder o pé de cada dia e é necessário darmos relevo ao semestre em curso, facto que pode ajudar a que nos mantenhamos firmes até ao fim do mesmo.

Curiosamente o meio de contacto para os nossos encontros à distância foi referido por algumas das alunas presentes como pouco eficaz. O estar em presença em termos físicos proporciona um relacionamento mais produtivo e, obviamente, mais natural. Trata-se assim por ora de conseguir manter uma atitude colaborativa e disciplinada em benefício de todas.

2. Fizemos a seguir um balanço do que já havia sido realizado, considerando que os dois estímulos artísticos e de sociabilidade propostos (enigma a partir do templo de Om Kom no Egipto e Lambarena – Bach to Africa) surtiram um efeito de apelo à escrita, mas também o último deu origem a uma performance em aula.

Considerou-se ainda neste ponto a entrega de índices e propostas de teses de doutoramento (na actual fase) que foram por mim comentadas.

Existem elementos de avaliação embora ainda não suficientes.

3. Tinha sido lançada pelo aluno João Henriques (que hoje não participou por estar doente) a proposta de prosseguirmos com os laboratórios. Deixei à consideração de todos, e para a próxima sessão, uma resposta a este desafio que terá de ser adaptado em cada caso se, entretanto, for aceite.

4. Conversámos a seguir sobre a viabilidade do trabalho final a ser entregue para já na data combinada, isto é, a 15 de Maio. Em cada caso pede-se que os alunos escolham do índice de trabalho um pequeno núcleo no qual estejam a trabalhar e que a partir dele construam um texto (9.000 palavras) que possa dar conta da investigação em curso, da bibliografia utilizada e principalmente dos pontos de vista e sua articulação no corpo de escrita.

As várias fases deste trabalho final serão acompanhadas por mim a pedido dos alunos. Será para isso utilizado o e-mail como até aqui, sempre que se trate de produção escrita.

Marcámos nova reunião à distância para dia 1 de Abril pelas 16:00.

Até essa data deverão chegar-me pequenos contributos ainda em atraso.

Na primeira parte da aula farei referência a um artigo de opinião sobre a actual situação pandémica e planetária. O referido texto é do filósofo sul-coreano e alemão Byung-Chul Han e intitula-se «Não podemos deixar que o vírus fique com a razão» (tradução minha)

Tratando-se de um texto em língua alemã, farei um resumo alargado do seu conteúdo.

Penso que é importante não colocarmos a cabeça debaixo da asa e ao partirmos deste texto e da sua argumentação poderemos descobrir uma mais ampla compreensão do fenómeno que estamos a viver em quase total isolamento e ao mesmo tempo rodeados pelo sofrimento e dor de cerca de 8 biliões de pessoas.

Perguntar-me-ão o que tem este assunto a ver com o nosso seminário? E eu respondo assim: os vossos trabalhos de doutoramento, quaisquer que sejam as opções individuais, jamais poderão ignorar aquilo que estamos a viver.